Sonda IT lança serviço de revisão das informações transmitidas ao Fisco

Fonte IMAGE Comunicação 06/04/2013 às 11h

Através da parceria firmada com a SCT, integradora amplia sua oferta em soluções fiscais agregando o serviço de revisão tributária eletrônica.

São Paulo, abril de 2013 – Acompanhando a evolução do mercado e do próprio Fisco no uso da Tecnologia da Informação como ferramenta de controle fiscal, a Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, desenvolveu o DTC, Digital Tax Compliance, poderosa ferramenta de prevenção e gestão de riscos tributários. Oferta que surge da parceria com a SCT Consultoria Tributária, empresa especializada em revisão de informações tributárias, com vasta experiência no enquadramento tributário de produtos por NCM e respectivos tributos (II, IPI, PIS, COFINS e ICMS), dos mais variados segmentos de mercado.

Unindo a expertise da equipe de BPO (Business Process Outsourcing) da Sonda IT e seus sistemas fiscais ao know-how da SCT em análise da legislação tributária, o novo serviço será responsável por revisar e validar a informação tributária transmitida ao Fisco pelas empresas, avaliando a qualidade dos dados gerados na entrega dos arquivos de Escrita Fiscal Digital e Contribuições - EFD.

O diferencial da oferta é apontar de forma objetiva as inconsistências existentes no conteúdo tributário dos arquivos digitais e qual o embasamento legal de para suportar eventuais correções. Tudo para compor um serviço de compliance tributária eficiente no que tange à qualidade do que está sendo informado ao Governo.

“Antes, a preocupação das empresas era somente conseguir transmitir as informações ao Fisco, porém, surgiu a necessidade de se estabelecer validadores capazes de verificar se há compatibilidade entre os dados internos e, posteriormente entregues, com a respectiva legislação vigente nos âmbitos Estadual e Federal, pois erros neste processo retornam, em muitos casos, como multas severas às empresas. Isso é possível agregando aos nossos produtos e serviços a inteligência de uma Base Tributária atualizada”, comenta Renato Matavelli, diretor de Inovação da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.

O Digital Tax Compliance reduz o risco de autuações fiscais, aumenta a segurança e proporciona um controle fiscal mais assertivo dentro das empresas, pois, além de apontar as inconsistências cometidas, também pode ser utilizado para identificar possíveis créditos fiscais não apropriados. Além das empresas que já mantêm uma rotina de entrega dos seus SPED’s fiscais, a Sonda IT está de olho também nas que, agora, passam a fazer parte desta obrigatoriedade, as quais, no cenário atual, encontrarão um sistema fiscal do Governo muito mais ávido a processar milhões de informações e detectar com mais assertividade as situações de inconformidades tributárias.

“O DTC é lançado em um momento de forte apelo técnico, na medida em que a maioria das empresas terá que efetuar retificações nos arquivos da EFD Contribuições de 2012, em virtude da constatação de divergências entre o recolhimento mensal de PIS e COFINS e a apuração contida nos arquivos da EFD Contribuições entregues ao Fisco. O prazo para a entrega das retificações de 2012 será dia 31 de dezembro de 2013, e o DTC é, sem dúvida alguma, um grande aliado das empresas e um facilitador na correção de erros tributários”, comenta a diretora de Inteligência Tributária da SCT, Tricia Braga.

A ferramenta é disponibilizada pela integradora na modalidade de serviço, contemplando a oferta do Cloud Empresarial da Sonda IT, que utiliza a infraestrutura de seu Data Center para armazenar os dados das empresas com a segurança necessária. A Sonda IT detém o único Data Center da América Latina com dupla certificação TIER III, garantindo o uso de normas internacionalmente reconhecidas.

Para Silvania Souza, diretora de Produtos da SCT, a parceria com a Sonda IT sela a consolidação da consultoria no mercado brasileiro como uma das principais empresas especializadas em análises tributárias personalizadas ao negócio do cliente. “Aliando o nosso time de profissionais altamente qualificados no acompanhamento de processos tributários ao suporte tecnológico e produtos fiscais da Sonda IT, desenvolvemos uma oferta agregadora e inteligente ao mercado”, comenta a executiva.

Sobre a Sonda IT no Brasil (www.sondait.com.br)

No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989. Com 6,5 mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 31 escritórios locais que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de três divisões de negócio: Serviços de TI, Plataformas e Aplicativos.

Atendendo de ponta a ponta as necessidades de TI de uma empresa, a companhia é reconhecida no Brasil pelo seu modelo consolidado de proposta de soluções que compõem um amplo leque de produtos e serviços, que vai da oferta de Data Center e Cloud Computing, passando pelo ITO (Information Technology Outsourcing) ao BPO (Business Process Outsourcing) com especialização em SAP, tecnologia na qual a organização é líder em projetos há 17 anos.

A Sonda IT também se tornou o principal player na América Latina em soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança através de suas ofertas em conjunto com as parceiras Cisco, EMC e VMWare, que compõem o portfólio de sua divisão de Plataformas.

No universo de aplicações fiscais, disponibilizadas pela divisão de Aplicativos, a companhia conta com um leque de produtos e serviços de governança e complementares aos ERP´s. Mais de 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.

Sobre a Sonda América Latina (www.sonda.com)

Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais, segundo a IDC (Internacional Data Corporation).

A Sonda, cuja estrutura reúne mais de 12 mil colaboradores distribuídos em 62 escritórios, detém o mais amplo e completo portfólio de TI do mercado, com soluções que atendem qualquer demanda de tecnologia das companhias. A companhia mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina e conta com uma capitalização de mais de US$ 2 bilhões. A corporação negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).

IMAGE Comunicação
Fonte IMAGE Comunicação 06/04/2013 ás 11h

Compartilhe

Sonda IT lança serviço de revisão das informações transmitidas ao Fisco