Sol, calor e baixa umidade do ar em boa parte do Centro e Norte do país

Fonte Somar Meteorologia 19/11/2009 às 0h

A frente fria que avança pela costa brasileira chega à São Paulo nesta sexta-feira, propagando nuvens, algumas chuvas fracas, diminuição do calor e aumento da umidade relativa do ar no leste do Estado. Na Capital Paulista não há previsão de chuvas intensas, mas a frente fria melhora a qualidade do ar. O sistema frontal também provoca chuvas fracas e declínio da temperatura no leste do Paraná, inclusive Curitiba.

Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as chuvas desta sexta-feira estão associadas com a propagação de áreas de instabilidade. Segundo os meteorologistas da Somar, pode chover forte entre a Serra do Rio Grande do Sul e divisa do litoral gaúcho e catarinense. Ao longo do dia as temperaturas não passam dos 20°C na maior parte do Rio Grande do Sul e no centro e leste de Santa Catarina.

Já na maior parte do Paraná, do Sudeste, em todo o Centro-Oeste, no interior do Nordeste e em boa parte da Região Norte, o dia segue ensolarado e quente. A máxima passa facilmente dos 35°C no norte de Mato grosso do Sul, Mato Grosso, oeste do Maranhão e praticamente toda a Região Norte. Por conta do tempo seco e das temperaturas elevadas, a umidade relativa do ar fica muito baixa, chegando a 10%, 15% no Centro-Oeste e entre 15% e 20% no oeste de Minas Gerais e norte de São Paulo.

No leste e norte do Nordeste, as Ondas de Leste provocam chuvas generalizadas desde a Grande Salvador até o norte do Maranhão. A temperatura máxima permanece baixa e a sensação será de frio em parte do agreste, entre Alagoas e Paraíba. Na Região Norte, as chuvas atingem o oeste do Acre, oeste do Amazonas, centro e norte de Roraima e norte do Pará.

Litoral
Mais um dia com mar agitado na costa de Alagoas, com ondas de mais de 2 metros em algumas praias por conta dos ventos fortes e da presença das áreas de instabilidade. Na Região Sul, esperam-se ventos em torno de 40km/h, especialmente na costa norte do Rio Grande do Sul.

Sábado
Uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e ganha companhia da umidade proveniente da Amazônia e de uma área de baixa pressão atmosférica. Com isso, a previsão é de temporais, com acumulado de mais de 60mm no oeste gaúcho e em torno de 50mm no centro, leste e sul do Estado. Além das chuvas, as rajadas alcançam 90km/h e há risco de queda de granizo desde o oeste (regiões de São Borja e São Luiz Gonzaga) até o leste (região da Lagoa dos Patos). A temperatura máxima permanece baixa no Rio Grande do Sul, com valores inferiores a 20°C. Já em Santa Catarina e Paraná, o sol e o calor predominam, com máxima de quase 28°C no noroeste e oeste do Paraná e em torno dos 25°C em Santa Catarina.

Já a frente fria do leste de São Paulo afasta-se para alto-mar e o sábado será ensolarado, quente e muito aproveitável, inclusive nas praias. Sol e muito calor também no Centro-Oeste, interior do Nordeste e boa parte da Região Norte. Há previsão de chuvas fracas apenas no leste do Nordeste e no oeste e norte do Amazonas, parte de Roraima, norte do Pará e centro e leste do Amapá.

Somar Meteorologia
Fonte Somar Meteorologia 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Sol, calor e baixa umidade do ar em boa parte do Centro e Norte do país