Sobe para nove o número de mortes pela dengue no estado do Rio de Janeiro

Fonte Agência Brasil 09/04/2013 às 20h

Rio de Janeiro - O número de mortes provocadas pela dengue no estado do Rio de Janeiro subiu de cinco, registrado até o último dia 30 de março, para nove, de acordo com relatório divulgado hoje (9) pela Secretaria Estadual de Saúde. O boletim se refere ao período de 1º de janeiro até o dia 6 deste mês. Cinco mortes ocorreram na capital fluminense e quatro nos municípios de Magé, Volta Redonda, Itaocara e Petrópolis.

No período, foram notificados 92.324 casos suspeitos de dengue no estado. Segundo a secretaria, no mesmo período dee 2012 foram notificados 66.099 casos suspeitos, com 18 mortes. O relatório mostra que dos 92 municípios fluminenses, 44 estão atualmente em epidemia de dengue. Em todo o ano passado, foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 42 mortes.

A aecretaria informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o projeto de distribuição de 10 mil smartphones aos municípios para a transmissão em tempo real de dados sobre a doença está funcionando em Magé e Nova Iguaçu. A expansão do sistema vai depender das prefeituras.

O projeto objetiva que as administrações municipais possam acompanhar simultaneamente o trabalho dos agentes de endemia em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A tecnologia permite agilizar os relatórios com os dados coletados e diminui o tempo de resposta para implementação de ações de combate à doença, explicou a a assessoria.

 

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 09/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Sobe para nove o número de mortes pela dengue no estado do Rio de Janeiro