Sob nova direção

Fonte Ascom - MMA 06/05/2013 às 21h

Sob nova direção

Ex-secretária do MMA assume presidência do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, empossou, na manhã desta segunda-feira (06/05), a cientista social Samyra Brollo de Serpa Crespo como presidenta do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Doutora em História Social da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), ela atua na área ambiental há mais de 20 anos. Substitui o professor Liszt Benjamin Vieira,que esteve à frente da instituição por uma década.

Samyra Crespo deixou a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, órgão que comandou a partir de agosto de 2008. A nova presidenta é pesquisadora titular de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins, coordena a pesquisa de opinião nacional do MMA "O que os Brasileiros Pensam do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável" desde a primeira edição, em 1992. É autora de vários livros e escreve para periódicos nacionais e estrangeiros sobre meio ambiente, sustentabilidade e temas correlatos, foi tinker professor no Institute of Latin American Studies da Columbia University (NY), uma das mais renomadas cátedras para professores estrangeiros e, entre outras atividades, ocupa também o posto de vice-presidente do Conselho do Greenpeace Brasil e de presidente da Rede de Informação do Terceiro Setor (RITS).

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, localizado no bairro do Jardim Botânico, zona sul do município do Rio, abriga uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, exemplo da diversidade das floras brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares. A instituição abriga, ainda, a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, reunindo um acervo com mais de 32 mil volumes.

Ascom - MMA
Fonte Ascom - MMA 06/05/2013 ás 21h

Compartilhe

Sob nova direção