SNIIC em versão beta

Fonte Ascom MinC 14/03/2013 às 9h

 

Versão beta da plataforma do SNIIC é apresentada durante Seminário sobre Acervos Digitais

O Seminário Internacional Sistemas de Informação e Acervos Digitais e Cultura, realizado pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura, terminou nesta quarta-feira (13/02) com a apresentação da versão beta do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

Da esquerda para a direita: Evaristo Nunes, Rafael Oliveira, José Murilo e Américo Córdula da Secretaria de Políticas Culturais (MinC)

O SNIIC, criado pelo Ministério da Cultura por meio da SPC, será o maior repositório de dados sobre a cultura brasileira. O Sistema deve compartilhar informações culturais estratégicas de forma transparente para instituições, órgãos e sociedade em geral.

“Muitas vezes, um produtor quer fazer um evento cultural em outro estado, mas não consegue levar toda a sua equipe. Por meio do SNIIC, ele poderá encontrar profissionais da cultura naquele estado”, afirmou Evaristo Nunes, membro da Diretoria de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais.

A novidade do SNIIC está em unir o conhecimento técnico da web semântica e do modelo “open data” (dados abertos), com as potencialidades da participação direta da sociedade civil na inclusão de dados culturais através de interfaces típicas das mídias sociais.

Outra função do SNIIC será a de integrar os acervos em processo de digitalização nas diversas instituições que integram o MinC, como a Fundação Biblioteca Nacional, a Cinemateca Brasileira, a Funarte e a Fundação Casa de Rui Barbosa, por exemplo.

A versão beta estará disponível para a inserção de dados na próxima semana no site sniic.cultura.gov.br

Leia também a cobertura dos outros dias do evento que aconteceu de 11 a 13 de Março:MinC irá promover a digitalização de acervos culturais e históricos no BrasilSegundo dia do Seminário Internacional apresentou modelos de digitalização e reflexões sobre integração

Ascom MinC
Fonte Ascom MinC 14/03/2013 ás 9h

Compartilhe

SNIIC em versão beta