Sistema eleitoral brasileiro desperta interesse da Tunísia, diz Gilberto Carvalho

Fonte EBC 28/03/2013 às 7h

 

Túnis - O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, se encontra hoje (28) pela manhã com o presidente da Tunísia, Moncef Marzoukim, e com o ministro de Direitos Humanos do país, Samir Dilou. Carvalho está em Túnis para representar o governo brasileiro no Fórum Social Mundial, que ocorre na capital tunisiana até o dia 30 de março. No encontro, serão discutidas ações de troca de experiências na área de administração pública.

Gilberto Carvalho disse que há interesse por parte da Tunísia de desenvolver um modelo para as eleições parecido com o sistema eletrônico brasileiro. A população tunisiana irá às urnas em junho. Serão as primeiras eleições presidenciais no país desde a revolução popular que ocorreu há pouco mais de dois anos e derrubou o regime não democrático de Zine El Abdine Ben Alim, que estava no poder desde 1987.

“Eles estão interessados no sistema eleitoral brasileiro. Eles pediram que venha junto uma delegação [do Tribunal Superior Eleitoral], no mês de maio, para mostrar como funciona o sistema eleitoral eletrônico brasileiro”, disse o ministro.

O governo tunisiano também estuda mandar um grupo ao Brasil para conhecer ações como como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Bolsa Família. “Ficou muito claro o interesse que eles têm nas nossas políticas sociais. Acho que para fortalecer a democracia agora eles vão ter que fazer uma ofensiva no objetivo de sanar o abismo entre os excluídos e o desemprego da juventude”, completou Carvalho.

EBC
Fonte EBC 28/03/2013 ás 7h

Compartilhe

Sistema eleitoral brasileiro desperta interesse da Tunísia, diz Gilberto Carvalho