Sistema e Plano Nacional de Cultura

Fonte Ascom - MinC 16/05/2012 às 10h

Os secretários de Articulação Institucional, João Roberto Peixe, e de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Sérgio Mamberti, estarão nesta quarta-feira (16) participando de audiência pública na comissão de Educação e Cultura (CEC) da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), discutindo o Sistema e o Plano Nacional de Cultura.

O evento acontece das 9h30 às 12h30 e busca fortalecer a relação entre os representantes da sociedade civil, da cidade de São Paulo e demais municípios, além de solucionar dúvidas e enriquecer o Sistema com novas adesões e ideias, que vão se agregando a cada encontro realizado.

Peixe falará sobre a importância estratégica do Sistema Nacional de Cultura. “A iniciativa da Alesp é muito importante, uma vez que outros estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais já estão promovendo audiências nas diversas regiões. O objetivo é a integração tanto do estado como dos municípios ao SNC, a partir da assinatura do acordo de cooperação federativa”.

Dados do SNC apontam que, apenas 69 municípios de SP aderiram ao Sistema, o equivalente 10,9%. “Estaremos focados em dar suporte aos municípios que já aderiram ao Sistema e sensibilizar os demais à adesão, inclusive a capital, mostrando a importância e os benefícios oferecidos”, informa Peixe.

À tarde, Peixe participará de reunião na representação regional do MinC/SP com os consultores da UNESCO para fazer uma avaliação sobre a audiência pública e discutir os próximos passos a serem tomados.

Sergio Mamberti discutirá o Plano Nacional de Cultura e a construção dos planos estaduais, municipais e setoriais. “A expectativa é que haja divulgação e esclarecimento da etapa que estamos cumprindo na regularização do PNC”.

Estarão presentes na audiência o presidente da CEC, dep. Simão Pedro; o representante do MinC/SP, Valério Benfica; o sec. de Cultura de SP, Marcelo Mattos; a coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, dep. Leci Brandão; o sec. de Cultura da cidade de SP, Carlos Augusto Calil; o coordenador da Funarte em São Paulo, Tadeu de Souza; o dep. Vicente Cândido, além dos secretários de cultura dos municípios bandeirantes, produtores e agentes culturais.

 

 

Serviço

Data: 16 de maio

Horário: das 9h30 às 12h30

Local: Auditório Deputado Paulo Kobayashi, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)

Mais informações: (61) 2024-2189

Ascom - MinC
Fonte Ascom - MinC 16/05/2012 ás 10h

Compartilhe

Sistema e Plano Nacional de Cultura