Simulação de acidente ferroviário capacita profissionais para atendimentos de emergência

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) realizou hoje (28), a simulação de um acidente ferroviário no Núcleo Bandeirante (cidade satélite a 12 quilômetros de Brasília). O objetivo foi capacitar os trabalhadores para atendimentos de emergência.

Também participaram da ação representantes  do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF) e Corpo de Bombeiros.

A simulação reproduziu o tombamento de um caminhão atingido por um trem ao atravessar a via férrea. O Corpo de Bombeiros rficou responsável pelo pronto atendimento à única vítima do acidente: o motorista do caminhão.

O soldado bombeiro Adailton Reis falou sobre a importância do treinamento.

 “É importante tanto para nós, como forma de  avaliar nossos conhecimentos, como para todos que estão envolvidos [que podemos] compreender alguns procedimentos importantes no socorro às vítimas”.

Cerca de 40 pessoas participaram do exercício, que envolveu da área operacional a técnicos ambientais. A ação foi  acompanhada de um morro próximo à área.

Parte do treinamento foi conter um vazamento de óleo. Técnicos do Ibama avaliaram o "impacto" do acidente , depois de reunião com   o coordenador da ação, Charles Rodrigues. Em seguida, a equipe isolou a área com sacos de areia, para eviar que o óleo chegasse ao córrego próximo ao local do acidente.

De acordo com o analista ambiental do Ibama, Gutemberg Machado,  a função do órgão em situações de risco ambiental é avaliar a situação nos  primeiros momentos.

 “Após o controle da situação emergencial, o Ibama avalia os impactos causados. Avaliamos as medidas tomadas pela empresa causadora do dano e os procedimentos realizados. Se houver necessidade, é formalizado um processo no Ministério Público para multá-la, de acordo com o impacto provocado”.

A assessoria de imprensa  da FCA informou que todos os procedimentos adotados na simulação  serão analisados. Em seguida, oas ações que deram ceerto passam a ser adotadas e tenta-se melhorar aquelas cujo resultado não foi postivio.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Simulação de acidente ferroviário capacita profissionais para atendimentos de emergência