Simpósio discute segurança hídrica e reaproveitamento de água das chuvas

Fonte Uefs e Insa 14/08/2014 às 21h
A questão da segurança hídrica é tema do 9º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva, que acontece até sexta-feira (15), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento é organizado em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e outras instituições de pesquisa.

Pesquisadores de todo o país discutem o papel da água de chuva para abastecimento da sociedade frente a problemas como poluição e escassez dos mananciais tradicionais. Atualmente, o aproveitamento da água de chuva passa por um processo avançado de transição tecnológica que já envolve tomadores de decisão, usuários e fabricantes de materiais e equipamentos, com forte participação da Academia. Esse foi o assunto abordado na noite de ontem (12), na palestra que abriu o simpósio: "Água de chuva: Segurança hídrica para o século 21".

Também integram o debate soluções para problemas como tecnologias utilizadas, cuidados com a saúde humana, dimensionamento ótimo de cisternas, aproveitamento para uso agropecuário, urbano e industrial, manejo de microbacias e o impacto das mudanças climáticas.

O primeiro simpósio ocorreu em 1997, em Petrolina (PE), como iniciativa do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) em parceria com outras organizações não governamentais, organizações de base e comunidades.

Em 2012, a cidade de Campina Grande (PB) sediou a oitava edição do evento, que teve como tema central "O aproveitamento da água de chuva em diferentes setores e escalas: desafio da gestão integrada".

Clique aqui para mais informações.


Uefs e Insa
Fonte Uefs e Insa 14/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Simpósio discute segurança hídrica e reaproveitamento de água das chuvas