SIL apoia trabalho da Qualifio

Fonte Via Pública Comunicação 13/05/2013 às 12h

Entidade atua no monitoramento da qualidade de fios e cabos elétricos e é uma das principais responsáveis pelo aprimoramento na fabricação e incentivo da correta instalação.

 

Instalações elétricas mal planejadas, profissionais não capacitados e utilização de fios e cabos elétricos que não atendam às normas técnicas põem em risco a saúde, segurança, patrimônio e a vida de todos que dependem de energia elétrica.

Para a SIL, uma das principais empresas brasileiras na área de fios e cabos destinados às instalações elétricas até 1 kV (baixa tensão), qualidade é prioridade absoluta, orientando a busca da excelência em todos os aspectos, desde a produção até o relacionamento com clientes e fornecedores. Tanto que, desde 2009, mantém uma filial em Joinville (SC), onde são produzidos vergalhões de cobre eletrolítico, a partir dos catodos de cobre vindos das mineradoras, principal matéria-prima de seus fios e cabos elétricos.

 

Por todos esses motivos, a SIL é uma empresa associada à Qualifio - Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos, entidade sem fins lucrativos que atua no monitoramento dos produtos deste segmento. Fundada em 1993 por empresas fabricantes de condutores elétricos, a Qualifio tem um histórico de atuação em prol de melhorias no setor, tornando a entidade uma das principais responsáveis pelo aprimoramento da qualidade na fabricação e o incentivo da correta instalação de fios e cabos.

“Entendemos que o trabalho desenvolvido pela Qualifio é fundamental não só para balizar o setor, garantindo a segurança dos produtos, mas também para manter uma concorrência leal no mercado”, avalia Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produto.

Atuação em todo o país

A entidade tem como objetivos a aplicação das normas e disposições vigentes, o respeito ao consumidor e à sua segurança, e a colaboração com todas as entidades que se comprometem com melhorias para o setor. Inicialmente limitado ao Estado de São Paulo, o trabalho da Qualifio estava focado apenas nos produtos englobados pela norma NBR 6148 – que fixava as condições exigíveis na qualificação de condutores isolados, com isolação extrudada de PVC, sem cobertura, para tensões de até 750 V.

No entanto, a atuação da Qualifio ganhou destaque em decorrência das diversas certificações compulsórias estabelecidas pelo Inmentro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e passou a monitorar também os demais Estados. A entidade monitora principalmente os produtos em condições irregulares (falta de certificação, baixa qualidade), mas os fios e cabos certificados não ficam de fora, pois sua avaliação serve de referencial e como estimativa de mercado. Hoje, a Qualifio verifica a evolução da qualidade dos fios e cabos elétricos, num trabalho que representa um aporte valioso na identificação e denúncia de produtos em condição irregular.

Perfil SIL

A SIL, com 39 anos de atuação, é uma das principais empresas brasileiras na área de fios e cabos destinados às instalações elétricas com tensões até 1 kV (baixa tensão), bem como de cabos de solda e para transmissão de áudio e de sinal de vídeo. Conta hoje com 420 funcionários e 60 representantes em todo o País. Sua sede está instalada num terreno de 30.000 m², localizado em Guarulhos (SP), e possui filial em Joinville (SC), com terreno de 2.000 m², onde são produzidos vergalhões de cobre eletrolítico, principal matéria-prima de seus fios e cabos elétricos.

Seus parques fabris possuem equipamentos de última geração e a empresa tem capacidade instalada para processar 26 mil toneladas/ano de cobre. A SIL prioriza o crescimento sustentável e a expectativa para 2013 é de que a empresa registre um crescimento de faturamento 5 a 10% superior ao atingido em 2012.

Ao longo dos anos, a SIL tornou-se reconhecida pela seriedade na política de atuação e na relação com seus parceiros e fornecedores, com metas e diretrizes honestas, somadas a iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor. Além disso, recebeu diversas premiações que confirmam a liderança da marca no segmento de fios e cabos para instalações elétricas.

 

SIL Fios e Cabos Elétricos

Tels.: (11) 3377.3333 – SAC 0800 55 0008

www.sil.com.br

Via Pública Comunicação
Fonte Via Pública Comunicação 13/05/2013 ás 12h

Compartilhe

SIL apoia trabalho da Qualifio