SiBBr recebe informações sobre bancos de dados de biodiversidade

Fonte Ascom do MCTI* 13/04/2013 às 8h
O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) recebe até segunda-feira (15) informações sobre os bancos de dados de biodiversidade das diversas instituições e centros de pesquisa. O levantamento busca identificar como a informação está apresentada e armazenada nessas entidades e qual a infraestrutura de informática existente nos potenciais parceiros da iniciativa.

 

A consulta abrange coleções biológicas, herbários, listas de espécies e catálogos, entre outros acervos. Consiste em dois questionários – um focado mais nas informações sobre o conteúdo desses bancos, e outro para conhecer as soluções de tecnologia da informação (TI) usadas pela instituição.

O objetivo é o aperfeiçoamento do SiBBr de modo a permitir que seja capaz de integrar dados de diversas fontes. Além disso, o conhecimento detalhado de cada instituição possibilita uma estratégia de articulação entre elas.

O SiBBr integrará bancos de dados sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros, subsidiando pesquisas científicas e a formulação de políticas públicas. É um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e apoio financeiro do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsáveis pelo desenvolvimento e pela hospedagem do SiBBr, são os principais parceiros do projeto.

 

 *Com informações do Pnuma

Ascom do MCTI*
Fonte Ascom do MCTI* 13/04/2013 ás 8h

Compartilhe

SiBBr recebe informações sobre bancos de dados de biodiversidade