SET EXPO 2014 mostra força do mercado de broadcast e tecnologia para novas mídias no Brasil

Fonte Hartz 16/08/2014 às 11h
Setor registra mudanças nos hábitos dos consumidores de mídia, que passam a ver TV de forma interativa com dispositivos móveis, como celulares e tablets.

São Paulo, agosto de 2014 – Maior evento latino-americano de negócios das tecnologias para televisão, rádio, cinema, internet e novas mídias, o SET EXPO será realizado de 24 a 27 de agosto, em São Paulo, registrando o momento favorável do setor no país. Promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), o evento incorpora o 25º Congresso Anual da SET. A sua feira ocupa uma área de 15 mil m2 e terá a participação de mais de 300 empresas expositoras, com a presença dos grandes fornecedores mundiais de produtos e sistemas para broadcast e novas mídias, entre eles Canon, Ericsson, Harmonic, Hitachi, Imagine Communications, Intelsat, JVC, Panasonic, SES e Sony.

“Durante o SET EXPO, os palestrantes e os expositores discutirão e demonstrarão as tecnologias que viabilizam o fluxo do conteúdo audiovisual além das tradicionais fronteiras da radiodifusão, permitindo que o consumidor tenha acesso a este conteúdo com qualidade em qualquer dispositivo”, afirma Cláudio Younis, diretor de Marketing da SET. Ele explica que o setor está acompanhando uma mudança de hábitos do consumidor de mídia que tem hoje uma expectativa de ver TV de forma não linear e interativa associada aos diversos dispositivos móveis, como celulares e tablets, aproximando os mercados de broadcast e telecomunicações. “Isso permite uma expansão de oportunidades aos diversos agentes que atuam na transmissão e produção de conteúdo para todas as plataformas possíveis”, explica Younis.

O mercado brasileiro é parte desse cenário em evolução. Os levantamentos divulgados pela International Association of Broadcasting Manufacturers (IABM) na última edição do NAB Show, feira anual da National Association of Broadcasters, que ocorreu em abril em Las Vegas, mostram as prioridades de investimento dos radiodifusores norte-americanos e europeus, sinalizando tendências. De acordo com essas pesquisas, mais da metade dos investimentos feitos por estas empresas são dirigidos para viabilizar a distribuição de conteúdo para multiplataformas. Em segundo lugar, vêm os investimentos em gerenciamento de arquivos digitais (workflow), seguidos dos investimentos em produção com tecnologia 4K. Constam também da lista de investimentos a atualização da produção em HDTV, TV social e equipamentos para as operações de jornalismo.

Transmissões da Copa do Mundo

Younis lembra que os processos de mudança tecnológica se dão tanto no aperfeiçoamento dos sistemas já existentes, que ganham novos recursos, quanto na inovação “radical” de tecnologias, como o 4K e o 8K. Esta última, além de oferecer grande nitidez, estabelece um novo patamar no tratamento desse conteúdo. O evento vai fornecer um plano geral desse quadro.

“Todas as tecnologias que permitiram as transmissões da Copa do Mundo, por exemplo, serão apresentadas durante o SET EXPO”, diz Younis. No caso do 4K, serão exibidos os lançamentos das empresas Ateme, Axon, Evertz, EVS, For-A, Fujinon, Leader, Panasonic, Sony e Tektronix, entre outras. Já o padrão 8K, ainda em fase experimental, será demonstrado em transmissões ao vivo realizadas em tempo real pela emissora pública japonesa NHK em conjunto com a SET.

“Neste ano em que a Sony, como patrocinadora oficial da FIFA™, teve a oportunidade de ser pioneira na transmissão ao vivo em 4K, nada melhor do que podermos mostrar no SET EXPO como tudo isso foi realizado”, afirma Luiz Padilha, diretor de Marketing e Vendas da área profissional da Sony do Brasil.

Outros fornecedores internacionais aproveitam o evento para consolidar suas posições no mercado brasileiro. É o caso da alemã Riedel, com tecnologias para redes de transmissão de vídeo, áudio e comunicação. Embora já atue no país, a empresa anuncia agora a instalação de escritório próprio e novos investimentos em serviços pós-vendas, explica o gerente de Vendas para o Brasil, Fabiano Botoni.

Três países, Alemanha, Grã-Bretanha e Japão, terão pavilhões reunindo suas empresas expositoras. Além do expressivo número de fornecedores norte-americanos, a feira relaciona grande variedade de provedores de tecnologia, entre os quais fabricantes da Índia (Monarch Innovative), Israel (Orad) e Itália (Comtech).

Digitalização do rádio e da TV

O evento acontece também no momento em que o país está em pleno processo de digitalização dos sistemas de televisão, com conclusão da transição do analógico para o totalmente digital, prevista para 2018, e do começo da transição do rádio de ondas médias (AM) para o sistema de frequência modulada (FM).

Representando cerca de metade do mercado da América Latina, o parque brasileiro atrai, com essas mudanças, a atenção de fornecedores internacionais e locais como as empresas AD Digital, Floripatec, Foccus, Ideal Antenas, IF Telecom, Mecatrônica, Teletronix, Totvs e Video Systems.

A diversificada oferta do mercado de broadcast compreende centenas de produtos na feira. Câmeras e lentes, displays, equipamentos para animação e edição, tratamento de áudio e vídeo, sistemas de computação em nuvem são alguns desses itens que poderão ser vistos pelos visitantes. “O setor cria inúmeras oportunidades de negócios, em áreas de ponta, como, por exemplo, a integração entre broadcast e banda larga, monetização da segunda tela, infraestrutura para produção e distribuição de ultra HD, produção audiovisual em nuvem e análise de grandes volumes de dados”, explica o diretor de Marketing da SET.

Os organizadores têm expectativa de que o número de visitantes seja em torno de 10 mil pessoas. O SET EXPO é o maior evento de negócios e tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina e conta com o apoio das principais associações do setor no Brasil e no exterior (ABC, ABERT, AERP, AESP, ABRA, ABPITV, ABRATEL, ABTU, AGERT, AIR, ASTRAL, Fórum SBTVD, Senac e SINDVEL) e das grandes redes de rádio e televisão brasileiras. Mantém parceria, ainda com dois dos principais eventos mundiais do mercado, a Inter Bee e o NABShow. O ingresso na feira é gratuito para profissionais do setor, bem como para pesquisadores, professores e estudantes de Engenharia, Comunicação e afins. Os interessados devem se inscrever previamente pelo site do evento http://www.setexpo.com.br/, no qual é possível ter acesso detalhado às informações da feira e do congresso que reúne 220 palestras durante quatro dias de evento.

Sobre a SET
A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação técnica sem fins lucrativos, formada por empresas e profissionais de tecnologia e operação cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico em toda a cadeia da mídia eletrônica, da produção à entrega. Constitui o maior fórum de discussão de padrões e tendências para o mercado de criação, gestão e distribuição de conteúdo eletrônico no Brasil e promove o evento anual SET EXPO, com apoio da Inter BEE – International Broadcast Equipment Exhibition e do NABShow. Para mais informações, acesse o site http://www.set.org.br/index.asp, SET no Facebook e SET no Twitter em @SETengenhariaTV.

Website SET EXPO 2014: http://www.setexpo.com.br/



SET EXPO 2014 – Broadcast and New Midia Technology Trade Show & Conference

Promotor: Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET)

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul – São Paulo (SP)

Data do Congresso: 24 a 27 de agosto de 2014

Data da feira: 25 a 27 de agosto de 2014

Hartz
Fonte Hartz 16/08/2014 ás 11h

Compartilhe

SET EXPO 2014 mostra força do mercado de broadcast e tecnologia para novas mídias no Brasil