Servidores do GDF publicam artigo sobre Plano Plurianual

Fonte Agência Brasília 24/08/2014 às 19h


Eles explicam o modelo utilizado pelo GDF e suas funcionalidades

BRASÍLIA (24/8/14) - O subsecretário de Planejamento Governamental, José Agmar de Souza, e a assessora especial Maria Auxiliadora Fernandes publicaram artigo sobre o Plano Plurianual (PPA) na revista do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan). No texto, os servidores apresentam o modelo de PPA utilizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e fazem uma reflexão sobre a falta de padronização do PPA nos estados.



No artigo, intitulado PPA – Um modelo para a transição, os servidores explicam que não há um modelo obrigatório a ser seguido na elaboração do PPA e, por isso, o GDF optou por utilizar um modelo que leva em consideração o sugerido pelo governo federal e a orientação estratégica dada pela equipe de governo do DF.



"O modelo proposto trouxe ao PPA uma dimensão mais estratégica, com visão de futuro declarada nos macrodesafios e nos objetivos específicos dos programas temáticos, deixando a dimensão operacional a cargo dos orçamentos anuais", explicou José Agmar.



Os autores deixam claro que a aplicação desse modelo misto permite ao GDF um processo de avaliação das políticas públicas de forma mais ampla, com a análise do cumprimento das metas; o alcance dos indicadores; e dos objetivos específicos propostos para cada um dos programas temáticos presentes no plano.



O subsecretário e a assessora especial finalizam o artigo anunciando a possibilidade de utilização pelo GDF do Sistema Integrado de Orçamento e Planejamento – cedido aos estados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – para a confecção, monitoramento e avaliação do Plano Plurianual para o quadriênio 2016-2019.
Agência Brasília
Fonte Agência Brasília 24/08/2014 ás 19h

Compartilhe

Servidores do GDF publicam artigo sobre Plano Plurianual