Serviço Florestal treina equipe que fará Inventário Florestal no Paraná

Fonte Serviço Florestal Brasileiro 13/03/2013 às 20h

Entre os dias 12 e 21 de março, técnicos vão conhecer como deverá ser feito o trabalho que vai levantar, inicialmente, os recursos florestais de 50 mil km² do estado


As equipes que farão o levantamento em campo da qualidade e quantidade das florestas do Paraná começam a ser treinadas pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) nesta terça-feira, 12/03. A etapa é a última a ser cumprida antes do início do Inventário Florestal Nacional (IFN) no estado. O IFN é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, sob coordenação do SFB e realização em parceria com os estados, para conhecer as florestas brasileiras por dentro e gerar informações que auxiliem na elaboração de políticas públicas de uso e conservação.

A capacitação ocorrerá no município de Irati, a cerca de 150 quilômetros de Curitiba (PR), dentro de uma área ambientalmente preservada, a Floresta Nacional (Flona) de Irati, que reúne vegetação de Mata de Araucárias. Lá, o grupo de 17 técnicos terá a oportunidade de ver como deverá ser feito o trabalho no estado e de simulá-lo. Participam, ainda, especialistas da Embrapa Florestas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Instituto Federal de Brasília.

Como será o levantamento
Medir o diâmetro e a altura das árvores, identificar as espécies e verificar o estado fitossanitário das árvores, ou seja, se estão atacadas por alguma praga ou fungo, são algumas das atividades do trabalho de campo do IFN, que inclui outras avaliações a fim de caracterizar a vegetação e a paisagem.

Uma inovação do IFN está em procurar conhecer a relação das pessoas com os recursos florestais. Por esse motivo, serão realizadas entrevistas com moradores a até dois quilômetros dos locais onde haverá atividade de campo, como parte do Levantamento Socioambiental do IFN.

Como o Inventário é realizado por amostragem, as equipes irão a 151 pontos definidos por coordenadas geográficas, situados a 20 quilômetros uns dos outros. Esse modelo é padrão para o IFN em qualquer lugar do país.

No Paraná, o Inventário cobrirá, inicialmente, uma área de cerca de 50 mil quilômetros quadrados formada pelas mesorregiões Centro Sul, Sudeste e Centro Ocidental, onde estão importantes remanescentes florestais da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do país. O estado detém um dos maiores remanescentes florestais em termos absolutos, com cerca de 2,43 milhões de hectares em fragmentos acima de 100 hectares, que são os mais representativos para a biodiversidade.

Serviço Florestal Brasileiro
Fonte Serviço Florestal Brasileiro 13/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Serviço Florestal treina equipe que fará Inventário Florestal no Paraná