Série de audiências que discutirão criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis começa nesta terça

Fonte UFMG 19/08/2014 às 12h
No decorrer desta e da próxima semana, a UFMG receberá seis audiências públicas para discutir a proposta de criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. Os dois primeiros encontros serão nesta terça-feira, 19, às 14h e às 17h30, na Praça de Serviços.

Integrante da coordenação geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e membro da comissão instituída pela Administração Central para fomentar a criação da Pró-reitoria, Lucas Gomes entende que as audiências são essenciais para que se conheçam as necessidades dos estudantes.

“É preciso entender a especificidade das demandas, pois pode haver diferenças entre cada curso, ou cada turno, por exemplo. É um momento de ouvir os alunos e incorporar essas especificidades à política da Pró-reitoria. Temos hoje um novo cenário, com um corpo discente muito diversificado, que demanda saúde, transporte, moradia. A Universidade precisa estar pronta para acolher esses estudantes de forma adequada”, defende Gomes, que cursa Gestão de Serviços da Saúde.

Ele considera a criação da Pró-reitoria uma grande vitória do movimento estudantil. “Ela é fruto de uma demanda de vários anos. Com o crescimento da Universidade, há muita gente chegando de outras localidades para estudar aqui”, lembra.

A Faculdade de Medicina recebe a terceira audiência na quarta-feira, 20, às 14h. A Faculdade de Direito sedia o quarto encontro na quinta-feira, 21, às 14h. O campus Montes Claros, por sua vez, recebe a audiência na terça-feira da semana seguinte, dia 26, também às 14h. O último encontro foi marcado para o dia 30, sábado, às 18h, na Moradia Universitária 1, localizada no bairro Ouro Preto.

Seminário
A perspectiva de atuação da Pró-reitoria que será discutida nos encontros se baseia em três eixos: assistência estudantil, ações afirmativas e estímulo ao protagonismo estudantil. Em novembro, um seminário sobre política de assuntos estudantis pretende refinar as ideias apresentadas durante as audiências públicas. A expectativa é de que a proposta de criação da Pró-reitoria seja levada à apreciação do Conselho Universitário ainda neste semestre.

As audiências começarão com uma apresentação do professor Tarcísio Mauro Vago, assessor especial de Assuntos Estudantis e presidente da comissão instituída pela Administração Central para fomentar a criação da Pró-reitoria. Em seguida, lideranças do DCE apresentarão o posicionamento da entidade em relação ao assunto. Por último, o debate será aberto ao público para a exposição das propostas.

A necessidade da criação de uma Pró-reitoria de Assuntos Estudantis se evidenciou com a mudança do perfil do alunado da Universidade, o que se deu em razão do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), da adesão da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da Lei de Cotas, que obriga instituições federais a preencher 50% de suas vagas com alunos oriundos de escolas públicas.

A vice-reitora Sandra Goulart Almeida lembra que, diante desse novo cenário, a questão estudantil precisa ser ampliada. “Diante das novas circunstâncias, está evidente a necessidade de uma pró-reitoria específica e exclusiva para cuidar dos diversos assuntos estudantis, que não se esgotam na assistência”, argumenta.

O presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel, professor Allan Claudius Queiroz Barbosa, acrescenta que as atividades da Pró-reitoria e da Fump – instituição que desde os primeiros anos da Universidade atua prestando assistência aos alunos de baixa condição socioeconômica – serão complementares.

“Há uma definição muito clara de atribuições. Enquanto a Pró-reitoria deve trabalhar na formulação de políticas para os estudantes, a Fump manterá o seu papel de entidade especializada na assistência”, afirma.

Agenda
Dia 19, às 14h e 17h30 – Praça de Serviços, campus Pampulha
Dia 20, às 14h – auditório da Faculdade de Medicina, campus Saúde
Dia 21, às 14h – auditório da Faculdade de Direito, Centro
Dia 26, às 14h – auditório do Instituto de Ciências Agrárias, campus Montes Claros
Dia 30, às 18h – salão de convivência da Moradia 1, bairro Ouro Preto
UFMG
Fonte UFMG 19/08/2014 ás 12h

Compartilhe

Série de audiências que discutirão criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis começa nesta terça