Sergio Gargioni assume presidência do Confap

Fonte Agência FAPESP 09/04/2013 às 8h

 

 

 Sergio Gargioni, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), assumiu a presidência do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Gargioni tomou posse no dia 2 de abril, sucedendo a Mário Neto Borges, que esteve à frente do Confap nos últimos quatro anos. A vice-presidência da entidade continua com o diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado do Sergipe (Fapitec), José Ricardo de Santana.

“É preciso competência gerencial para desfazer as amarras burocráticas que travam a ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, disse Gargioni. “O mundo inteiro está investindo em inovação, de forma acelerada. Precisamos fazer o mesmo, recuperar o tempo perdido, não sermos mais tímidos.”

Consultor empresarial e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-graduação nos Estados Unidos e na Suíça, Gargioni foi assessor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina. Foi secretário executivo do Conselho Nacional de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e superintendente de Desenvolvimento Industrial e Infraestrutura do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Criado em 2007, o Confap é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das fundações de amparo à pesquisa estaduais. Atualmente, são 26 FAPs. Das unidades da Federação, apenas Roraima não tem uma fundação do tipo.

Ao reunir quatro vezes ao ano as 26 FAPs em fóruns nacionais, o Confap estimula o fortalecimento das fundações. No dia 23 de maio, o Fórum Confap será realizado na sede da FAPESP, em São Paulo.

“FAPs que vivem realidades diferentes entre si trocam experiências e desenvolvem trabalhos em parceria, reduzindo as diferenças, via transferência de know-how, divulgação de informações de ponta, formação de consciências ou difusão de casos emblemáticos”, destacou a entidade em comunicado.

Mais informações sobre o Confap: www.confap.org.br.

Agência FAPESP
Fonte Agência FAPESP 09/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Sergio Gargioni assume presidência do Confap