"Seminário Campo Expandido: a convergência das imagens" começa em Londrina (PR)

Fonte FUNARTE 17/04/2013 às 9h

Contemplado pelo edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras, projeto vai debater a fotografia contemporânea

Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras
Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras

De 17 a 19 de abril, pesquisadores, críticos, curadores e fotógrafos promoverão, através da realização de quatro mesas redondas, o Seminário Campo Expandido: a convergência das imagens, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Entre os temas em destaque estão a contemporaneidade da fotografia e o cruzamento da linguagem fotográfica com outras formas de expressão, especialmente a videografia. A iniciativa e coordenação do seminário são do artista visual Rogerio Ghomes, docente do curso de Design Gráfico na UEL – apoiadora institucional do evento, através da pró-reitoria de extensão. O projeto foi contemplado pelo edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras.

O encontro visa a colocar em pauta as referências e o debate sobre a produção da imagem no campo da cultura; a cotidianidade e modo de vida como expressão artística e as interfaces entre ambos. Ao todo, são 12 debatedores e conferencistas convidados, cujas características são: a inquietação contemporânea; o envolvimento simultâneo com a criação e a reflexão; o trabalho com fotografia / videografia como processos artísticos, e angulações que abarcam questionamentos e pesquisa rigorosa. Além das mesas de debate, o evento ainda contará com três conferências sobre o universo da fotografia. O público-alvo do seminário são estudantes, artistas e expoentes da produção imagética ligados às áreas de design, artes visuais e artes conexas, fotografia, cinema e comunicação.

Cerca de 300 vagas foram disponibilizadas para o público interessado em participar do Seminário Campo Expandido: a convergência das imagens, na UEL, e as inscrições online foram encerradas em menos de uma semana. Os organizadores orientam aos que não conseguiram garantir sua vaga que novas inscrições presenciais poderão ser abertas, antecedendo cada palestra ou mesa redonda do seminário, caso haja disponibilidade de lugares no auditório. Profissionais como Claudia Jaguaribe, Eder Chiodetto, Giselle Beiguelman, Juliana Monachesi, Lucia Santaella, Mauricio Lissovsky, Rogerio Ghomes, Ronaldo Entler, Rosangela Rennó e Rubens Fernandes Jr. estão entre os convidados. Todas as atividades serão transmitidas via internet.

Saiba mais sobre o seminário, os convidados e a programação aqui

Seminário Campo Expandido: a convergência das imagens
Contemplado pelo edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras.

Programação

Dia 17 de abril
19h – Abertura do evento
19h30 – Conferência: O 4º paradigma da imagem, com Lucia Santaella
21h – Conferência: Fotografia e seus duplos: um quadro na parede, com Mauricio Lissovsky

Dia 18 de abril15h – Mesa 1: Ser fotografia, tornar-se fotografia, com Ronaldo Entler, Giselle Beiguelmann e Juliana Monachesi (moderadora)
17h – Mesa 2: Fotografia Expandida, com Rubens Fernandes Jr., Claudia Jaguaribe e Rogerio Ghomes (moderador)
19h30 – Conferência com Rosangela Rennó

Dia 19 de abril
15h – Mesa 3: Fotografia e abstração, com Juliana Monachesi, Rogerio Ghomes e Ronaldo Entler (moderador)
17h – Mesa 4: Fotografia contemporânea brasileira, com Eder Chiodetto, Rogerio Ghomes e Juliana Monachesi (moderadora)

Projeto contemplado pelo edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras.

FUNARTE
Fonte FUNARTE 17/04/2013 ás 9h

Compartilhe

"Seminário Campo Expandido: a convergência das imagens" começa em Londrina (PR)