Semiárido em Foco apresenta projeto de recuperação e gestão de águas

Fonte Insa 10/08/2014 às 12h
Na sexta-feira (8), o programa Semiárido em Foco contou com a presença de representantes da Associação Águas do Nordeste (ANE). Eles apresentaram projeto desenvolvido em rios do Semiárido pernambucano Águas de Areias: Recuperação e Gestão Compartilhada das Águas de Aluvião em Leito Seco de Rio no Semiárido Pernambucano.

O objetivo do projeto da ANE é contribuir para a recuperação ambiental e gestão dos mananciais de água das areias de aluvião no Alto Rio Capibaribe, visando à sustentabilidade hídrica das populações rurais situadas nessa região do Semiárido pernambucano.

De acordo com a associação, a exploração desordenada e mecanizada de areia nas aluviões do rio Capibaribe tem gerado conflitos com a conservação da água freática existente. A situação crítica observada no local, ainda segundo a ANE, se repete em cada leito seco de rios situados no Semiárido brasileiro e o êxito alcançado pelo projeto na zona rural de quatro municípios pernambucanos pode ser replicado para solucionar situações equivalentes em maior abrangência espacial.

O projeto Semiárido em Foco acontece sempre às sextas-feiras no auditório do Insa, em Capina Grande (PB), a partir das 14h.

Insa
Fonte Insa 10/08/2014 ás 12h

Compartilhe

Semiárido em Foco apresenta projeto de recuperação e gestão de águas