Semana Nacional de C&T ganha novo impulso em Campinas

Fonte Ascom do MCTI 20/03/2013 às 8h
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ganha cada vez mais força em todo o país. Em Campinas (SP), o evento terá novo impulso neste ano com a parceria entre a prefeitura e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e responsável pela coordenação regional do evento.

 

A prefeitura também pretende instituir, por meio de lei municipal, a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que deve ocorrer em conjunto com o evento nacional - de 21 a 27 de outubro.

Para a coordenadora local da SNCT, Valquiria Garcia, com a participação mais efetiva da prefeitura, a semana terá um importante reforço em 2013. Ela conta que, desde a primeira edição, as atividades se concentravam no CTI, onde, pelo projeto Portas Abertas, estudantes da região faziam visitas à instituição e podiam conhecer o trabalho realizado pelo centro. “Agora vamos fazer a semana junto com a prefeitura, o que dará mais força ao evento no município”, afirmou.

Segundo ela, uma das mudanças que devem fazer diferença na edição deste ano é a escolha do parque Portugal (também conhecido por Lagoa do Taquaral) como ponto central das ações do evento. Localizado na região Oeste da cidade, o parque recebe diariamente milhares de pessoas, entre moradores e turistas.

Bonde elétrico, concha acústica, pista para caminhada, ciclovia, kartódromo, quadras de esporte e uma ampla área verde são algumas das atrações do local. “No CTI as nossas ações ficavam limitadas por conta do espaço, agora vamos poder ampliar esse contato com a população em geral”, disse Valquíria.

Além da ação em torno da SNCT, a administração municipal manifestou apoio a outras duas iniciativas do governo federal: a implementação, pelo Ministério da Educação (MEC), do campus do Instituto Federal de Ensino Superior em Campinas e a criação de um Centro de Tecnologia de Energia, Petróleo e Gás, em conjunto com a Petrobras.

Segundo o prefeito Jonas Donizette, a ideia é intensificar a vocação da cidade como polo de conhecimento e produtor de bens e serviços de alto valor agregado. “Campinas já é uma referência na área de pesquisa e desenvolvimento, mas precisamos sempre ir além da zona de conforto, identificando novas oportunidades de crescimento”.

SNCT, esporte e ciência

Desde 2004, a SNCT é realizada em todo o país, no mês de outubro, sob a coordenação do MCTI e com a colaboração de entidades e de instituições de ensino e pesquisa. O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, sobre temas e atividades relacionados à ciência e tecnologia (C&T).

A 10ª edição traz como tema Ciência, Saúde e Esporte, em sintonia com os eventos esportivos que serão realizados no Brasil: Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016).

Nesse sentido, o intuito da coordenação nacional é organizar e apoiar ações que promovam a interação entre esporte, ciência e saúde, mostrando ao público como a ciência e a tecnologia são hoje elementos essenciais no domínio esportivo.

 

.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 20/03/2013 ás 8h

Compartilhe

Semana Nacional de C&T ganha novo impulso em Campinas