Semana Fluminense do Patrimônio começa nesta terça (12)

Fonte Mast/MCTI 11/08/2014 às 20h


O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) participa da Semana Fluminense do Patrimônio como um dos organizadores desta quarta edição, que acontece de terça-feira (12) ao dia 24 de agosto em Paraty (RJ). O evento busca promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense, além de ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões.

O Mast oferece uma programação diversificada no período. Nos dias 16, 20 e 23, o Programa de Observação do Céu inclui a exibição de um vídeo sobre astronomia e ciências afins e, logo depois, a apresentação da palestra 'O céu do mês'. Às 18h30, os visitantes são convidados a observar o céu a olho nu ou utilizando a centenária Luneta Equatorial de 21 centímetros e um telescópio refletor 8 polegadas de abertura.

Haverá visita orientada pelo museu nos dias 16, 17, 23 e 24 de agosto. Nela, os mediadores apresentam aos visitantes as exposições espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Se chover, a atividade é substituída por uma visita mediada à exposição 'As Estações do Ano, a Terra em Movimento'.

No dia 16 de agosto acontecerá também o AstroMania. A atividade reúne oficinas, palestras interativas, jogos, gincanas e outras brincadeiras envolvendo a astronomia.

Quem for ao Mast no dia 17 de agosto, às 16h, poderá participar do 'Brincando de Matemático!'. A atividade envolve brincadeirascom as formas geométricas, desde aquelas que se autorreplicam até o tradicional tangram. O raciocínio lógico dos participantes é aguçado com enigmas, segredos, torres de Hanói, e a capacidade de estratégia é estimulada com o jogo da velha. A atividade é dirigida ao público de todas as idades.

Museu de Astronomia e Ciências Afins

O Mast é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criada na cidade do Rio de Janeiro em 1985. Tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.

Os pesquisadores e tecnologistas do Mast realizam estudos nas áreas da História da Ciência e da Tecnologia no Brasil, Educação em Ciências em Espaços não Formais, Museologia e Patrimônio da Ciência e Tecnologia. Há também pesquisas aplicadas nas áreas da divulgação da ciência, preservação e restauração de objetos metálicos e papel, turismo e tecnologia da informação.
Mast/MCTI
Fonte Mast/MCTI 11/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Semana Fluminense do Patrimônio começa nesta terça (12)