SEMANA DA MULHER: Participação brasileira feminina nos Jogos Olímpicos

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 08/03/2013 às 15h

SEMANA DA MULHER: Participação brasileira feminina nos Jogos Olímpicos

No dia em que são celebradas as conquistas sociais das mulheres, o Ministério do Esporte relembra os grandes feitos femininos brasileiros no maior evento multiesportivo do mundo. São 113 anos de participação delas em Jogos Olímpicos. Mulheres anônimas, desconhecidas e famosas, que contribuíram e contribuem para a edificação do esporte na sociedade. A estreia feminina veio nos Jogos de Paris, em 1900.

A nadadora Maria Lenk é uma das referências brasileiras no esporte, como a primeira mulher do país a participar de uma edição nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932. Mas ser a única representante na delegação brasileira em Olimpíadas não foi uma experiência vivida apenas por ela. Mary Dalva Proença, que disputou a competição dos saltos ornamentais em Melbourne 1956, Wanda dos Santos, representante brasileira do atletismo nos Jogos de Roma 1960, assim como Aída dos Santos, competidora do atletismo que participou dos Jogos de Tóquio 1964, também são heroínas que enfrentaram o preconceito em um universo dominado por homens.

A participação feminina nacional nos Jogos Olímpicos aumentou a partir dos anos 1980, com a presença da equipe de vôlei, e cresceu significativamente nos anos 1990, com a classificação para os Jogos, até então inédita, das equipes de basquete e handebol.

As Olimpíadas de Atlanta, em 1996, foram especiais para as atletas brasileiras. De lá vieram as primeiras medalhas conquistadas com garra e dedicação. Foram quatro trazidas na bagagem: dobradinha no vôlei de praia – ouro, com a dupla Jacqueline Silva e Sandra Pires, e prata, com Adriana Samuel e Mônica Rodrigues; prata no basquete feminino; e o bronze no vôlei de quadra. As conquistas vieram 64 anos depois das primeiras braçadas de Maria Lenk em piscinas americanas.

 

 

Das Olimpíadas de Pequim, em 2008, saíram as primeiras medalhas nas modalidades individuais: Maurren Maggi, ouro no salto em distância; Ketleyn Quadros, bronze no judô até 57 kg; e Natália Falavigna, com bronze no taekwondo + 67 kg.

Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, as atletas brasileiras ganharam seis medalhas, das 17 conquistadas pela delegação brasileira: seleção feminina de vôlei (ouro), Sarah Menezes (ouro no judô), Yane Marques (bronze no pentatlo moderno), Adriana Araújo (bronze no boxe), Juliana e Larissa (bronze no vôlei de praia) e Mayra Aguiar (bronze no judô).


Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 08/03/2013 ás 15h

Compartilhe

SEMANA DA MULHER: Participação brasileira feminina nos Jogos Olímpicos