Semana da Água sensibilizou visitantes no Parque Nacional do Iguaçu

Fonte Comunicação ICMBio 30/03/2013 às 10h


coleta lixo rio iguaçuFoz do Iguaçu  - O Parque Nacional do Iguaçu desenvolveu diversas atividades de sensibilização, de 18 a 22 de março, durante a Semana da Água. A programação envolveu a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), trabalhadores das concessionárias e voluntários. Foram realizadas ações de limpeza do rio Iguaçu, exposição do lixo coletado na localidade, monitoramento da água e visita técnica ao Hotel das Cataratas e Escola Parque.

A ação teve o objetivo de informar e sensibilizar as pessoas envolvidas, os turistas e a comunidade por meio da divulgação da iniciativa pela imprensa. De acordo com Mariele Mucciatto Xavier, coordenadora da Semana da Água, o resultado da campanha foi muito positivo. “Conseguimos chocar muitas pessoas. Alguns visitantes que passaram pela exposição do lixo colocada no Espaço Porto Canoas se questionaram sobre suas atividades e comportamentos com o meio ambiente.”

Para o biólogo Pedro Fogaça, o envolvimento dos voluntários foi mais um diferencial da Semana da Água. Ao todo, 55 pessoas participaram da atividade. O grupo recolheu 236 quilos de lixo no rio Iguaçu - na parte acima das Cataratas e no trecho depois das quedas. “Neste ano encontramos uma grande quantidade de frascos de agrotóxico, uma pena. Tudo isso não seria necessário caso as pessoas fossem mais compromissadas com o meio ambiente”, destacou o biólogo.

Projetos

O Parque Nacional do Iguaçu realiza diariamente campanhas de preservação e este ano buscou valorizar ainda mais a Semana da Água. O Projeto aquaIGUAÇU, desenvolvido dentro da unidade de conservação, trabalha com o monitoramento e a pesquisa das águas que envolvem o atrativo natural. Entre os objetos de estudo está a bacia hidrográfica do rio Floriano, que fica no parque, sendo uma das únicas bacias integradas dentro de uma unidade de conservação.


Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 30/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Semana da Água sensibilizou visitantes no Parque Nacional do Iguaçu