Secretário participa da cerimônia de adesão de SP ao Viver sem Limite

Fonte Ascom do MCTI 20/04/2013 às 10h
O secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), Oswaldo Baptista Duarte Filho, participou nesta sexta-feira (19) da cerimônia da adesão da prefeitura de São Paulo ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.

 

O ato garante a possibilidade de São Paulo pleitear recursos do programa. O evento ocorreu na 12ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

“A assinatura representa o reconhecimento do município para o MCTI e para as outras 14 pastas envolvidas no plano. É uma satisfação poder colocar esse projeto à disposição da população da maior cidade do país”, disse o secretário.

Participaram da cerimônia o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira.

MCTI no Viver sem Limite

Criado em novembro de 2011, o Viver sem Limite reúne 15 ministérios em ações conjuntas e prevê investimentos de R$ 7,6 bilhões até 2014, em áreas como saúde, educação, acessibilidade e geração de renda para pessoas com deficiência.

Entre outras ações, o MCTI participa do plano por meio por meio dos Núcleos de Tecnologia Assistiva, no âmbito da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social. Os centros têm o objetivo de elaborar de projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação voltados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) é outro braço de ação da secretaria no plano. O ponto central é inserir na missão do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer a tarefa de articular nacionalmente uma rede cooperativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de tecnologia assistiva.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 20/04/2013 ás 10h

Compartilhe

Secretário participa da cerimônia de adesão de SP ao Viver sem Limite