Secretário destaca importância de se investir em pós-graduação

Fonte Ascom FMC 2013 15/04/2013 às 17h
Na abertura do 5º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência, o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Elias, ressaltou a necessidade do investimento contínuo em programas de pós-graduação.

 

O secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Elias, destacou nesta segunda-feira (15) a necessidade de investir na expansão dos programas de pós-graduação no Brasil.

“Em se tratando de Ciência, Tecnologia e Inovação temos que avançar sempre mais uma etapa. Qualquer país se desenvolve com conhecimento local, por isso, devemos investir em ciência de qualidade e na expansão de nossa pós-graduação, disse, durante a abertura do 5º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013, que ocorre em Recife.

De acordo com o secretário, o encontro deve levar em consideração temas como a educação, o acesso ao conhecimento, ética e a propagação de ciência para todo o país. “Vamos demonstrar ao mundo que o Brasil tem uma enorme capacidade inovativa e muita gente preparada”.

O ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende iniciou sua palestra, com o tema Ciência e Tecnologia Precisam de Política de Estado, traçando um paralelo entre o Brasil e outros países que investiram historicamente em C&T. E afirmou que 70% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países industrializados são gerados na economia do conhecimento.

Citando como exemplo o Japão, Rezende lembrou, na década de 1940, o país encontrava-se destruído, mas conseguiu se soerguer graças a uma política de Estado para ciência e tecnologia. “Houve um forte investimento em C&T, reforma das instituições públicas e uma parceria com o setor empresarial. Hoje, o Japão detém o terceiro PIB mundial, com uma população de 120 milhões de habitantes”.

Na avaliação dele, o Brasil tem hoje um sistema de C,T&I que se assemelha ao de países desenvolvidos, com aumento de recursos federais e estaduais, melhorias na produção científica e um “notável avanço” no ambiente de inovação nas empresas.

Leia mais.

 

 

 

Ascom FMC 2013
Fonte Ascom FMC 2013 15/04/2013 ás 17h

Compartilhe

Secretário destaca importância de se investir em pós-graduação