Secretário de Estado norte-americano visitará o Brasil nos próximos dias

Fonte Agência Brasil 16/04/2013 às 8h

Brasília – O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, de 69 anos, prepara visita ao Brasil para os próximos dias. A data ainda está sendo fechada, mas será entre o final deste mês e a primeira semana de maio. A expectativa, segundo assessores brasileiros e norte-americanos, é que durante a passagem de Kerry a Brasília seja definida a primeira visita de Estado da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, o que deve ocorrer até dezembro.

Desde que assumiu o cargo, em fevereiro, Kerry conversou duas vezes, por telefone, com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Nos diálogos, trataram sobre o cenário internacional, especialmente a crise na Síria, que já dura dois anos.

No Brasil, Kerry quer conversar também sobre as questões das Américas: o futuro da Venezuela a partir da vitória de Nicolás Maduro na disputa pela Presidência do país e as necessidades do Haiti, por exemplo. Ele também quer tratar sobre as crises na Península Coreana, e em alguns países africanos.

Há dois meses no cargo, o secretário de Estado, que substituiu Hillary Clinton, empenhou-se nos últimos dias em buscar uma solução negociada para a eventual guerra nuclear deflagrada pela Coreia do Norte. Na semana passada, Kerry conversou com as autoridades da China, do Japão e da Coreia do Sul na tentativa de encontrar uma saída para evitar a guerra.

Também estará em discussão durante a passagem de Kerry por Brasília a possível viagem de Dilma aos Estados Unidos. Será a primeira visita de Estado na gestão da presidenta. A viagem é considerada um marco por se diferenciar das demais, principalmente porque é reservada aos parceiros estratégicos dos norte-americanos.

Uma visita de Estado de um presidente da República envolve uma série de formalidades e eventos. Desde que assumiu o governo, em 2011, Dilma já esteve em território norte-americano e participou de sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas, cuja sede fica em Nova York.

Ainda não há uma data para a visita de Estado da presidenta. A expectativa é que durante a passagem de Kerry ao Brasil seja formalizada essa data. Uma das alternativas é que ocorra entre setembro e outubro.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 16/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Secretário de Estado norte-americano visitará o Brasil nos próximos dias