ScaleN, da F5, suporta o crescimento escalável do ambiente de TIC das grandes corporações

Fonte GAD Comunicação 12/03/2013 às 19h

Em tempos de Big Data e constante aumento de demanda sobre as aplicações missão crítica, a plataforma ScaleN garante que as empresas consigam ampliar sua estrutura física e virtual de forma segura, de modo a garantir a máxima performance de seus sistemas rodando na nuvem

São Paulo, 12 de março de 2013 – A F5 Networks, líder em soluções de ADN (Application Delivery Networking) –tecnologia que garante a entrega de aplicações rodando em ambiente Web –anuncia a tecnologia ScaleN. “O ScaleN é a única oferta do mercado que permite que um sistema de distribuição de aplicações seja expandido de forma realmente escalável”, explica André Mello, country manager da F5 Networks no Brasil. “Em tempos de Big Data e aplicações missão crítica cada vez mais exigidas em termos de performance e segurança, somente a F5 conta com a resposta para suportar o crescimento do ambiente das corporações – isso é feito “on the fly”, de modo a preservar as regras de segurança mesmo durante a ampliação da estrutura”. Todos os outros produtos do mercado sofrem perdas de performance e segurança quando a estrutura é ampliada. “É importante compreender que, mais do que um produto, a oferta ScaleN é uma tecnologia que permeia todas as nossas soluções; isso garante ao usuário F5 a certeza de um crescimento escalável e seguro de seu ambiente, qualquer que seja o produto F5 (hardware ou software) em uso em sua empresa”, diz Mello. Todos os produtos ADC (Application Delivery Controller, controladores de entrega de aplicações) da F5 apresentados hoje são compatíveis com a tecnologia ScaleN.

ViajaNet adota soluções F5

A demanda por escalabilidade em soluções de distribuição de aplicações é algo que se faz sentir também no mercado brasileiro. "Em um setor competitivo, é necessária a rápida ampliação de serviços da Web para acompanhar a demanda e as preferências do consumidor", afirma Lineu Cabral, Gerente de Infraestrutura de TI da ViajaNet, uma das maiores agências de passagens on-line do Brasil e prestadora de serviços de viagens. "As soluções da F5 proporcionam desempenho, capacidade de ampliação e segurança aprimorados, incluindo criptografia SSL para todas as transações on-line. Desde a implementação da plataforma BIG-IP, deixamos de comprar equipamentos adicionais e reduzimos para um terço o número de servidores necessários para nossos negócios".

Para o Gartner, o desafio de ampliar a estrutura de ADC é algo sentido por todo o mercado. "A criticidade dos ambientes das empresas seguem dando destaque à função do ADC; esse é o momento ideal para as empresas repensarem suas necessidades envolvendo essa parte do data center", escreveu Mark Fabbi, VP da Gartner, Inc., em um relatório recente. "Os recursos dos mais avançados e escaláveis ADCs atraem aqueles que se esforçam para mudar o pensamento e as fronteiras de suas organizações. Em quase todos os casos, o investimento em plataformas ADC avançadas é facilmente compensado pelos menores requisitos de servidores e largura de banda e por claras melhorias na experiência do usuário final e na produtividade".1

Para a F5, o futuro da tecnologia ADC está claramente voltado ao fornecimento de soluções físicas e virtuais mais competentes, de modo a atender às crescentes necessidades das organizações. "Em nosso amplo portfólio de soluções, contamos com meios eficientes para os clientes consolidarem internamente os serviços de TI, bem como plataformas de alto desempenho que os fornecedores de nuvens podem usar para oferecer suporte às necessidades de recursos mais exigentes de seus clientes”, destaca Mello.“Seja como for, as organizações que usam os produtos da F5 terão que gerenciar uma quantidade menor de dispositivos, com um custo inferior ao cobrado pela concorrência por recursos semelhantes".

O ScaleN da F5 é um importante elemento da abordagem de plataforma unificada da empresa. O ScaleN aloca recursos de forma inteligente através da virtualização de vários inquilinos e da capacidade de ampliar os sistemas em todas as direções, com total flexibilidade e resiliência dos dispositivos. Isso permite que as organizações simplifiquem suas infraestruturas de TI, tornem seus investimentos em tecnologia existente mais eficientes e forneçam melhor suporte a modelos de recursos dinâmicos e iniciativas em nuvem — tudo isso enquanto proporciona o máximo em disponibilidade e tempo de atividade para aplicativos cruciais.

A F5 amplia sua liderança em tecnologia com:

· Potência de processamento ADC sem igual para empresas e prestadores de serviços

O novo chassi VIPRION® 4800 foi desenvolvido para lidar com níveis de desempenho inéditos no setor, aplicando serviços inteligentes a taxas de mais de 20 milhões de solicitações de camada 7 por segundo e 160 Gbps de transferência de volume de SSL (cerca de 4x mais do que a opção do concorrente mais próximo). Com esses níveis de desempenho, as organizações podem ampliar com facilidade os serviços de distribuição de aplicativos em nuvens e data centers mais exigentes.

· Edições virtuais do BIG-IP® aprimoradas com amplo suporte a Hypervisor

Agora, os ADCs virtuais da F5 fornecem taxas de transferência de até 3 Gbps e suportam uma grande quantidade de hypervisors e ambientes virtualizados, como Amazon Web Services, VMware vCloud Suite, Microsoft Hyper-V, Citrix XenServer e KVM/Linux. Com isso, os clientes terão flexibilidade ilimitada para usufruir de tecnologias de nuvem e de virtualização para suportar suas aplicações comerciais de forma mais eficiente.

· Levando o desempenho do ADC ao nível de entrada e muito mais além


A F5 fornece os equipamentos de nível de entrada com o mais alto desempenho para permitir que os clientes "comecem aos poucos e cresçam corretamente" com o melhor preço/valor de desempenho disponível para ADCs atuais. A F5 está acrescentando os seguintes produtos à sua linha de hardware BIG-IP:

o BIG-IP série 2000, oferece funcionalidade avançada e está definindo o padrão como o primeiro ADC de nível de entrada com interfaces de 10 GbE;

o Plataforma BIG-IP 4000s, a série 4000 lida com até 850.000 solicitações L7 por segundo para que os clientes obtenham o melhor desempenho da categoria;

o Plataforma BIG-IP 10200v, com recursos de vCMP®, interfaces de 40 GbE e desempenho avançado líder no setor.

Consolidação da infraestrutura de rede

Projetados para fornecer uma estrutura de serviços inteligente, os produtos VIPRION e BIG-IP permitem que as organizações consolidem de forma eficiente redes de vários núcleos e funções de segurança, como aceleração de aplicativo, balanceamento de carga global, firewall de aplicativos da Web, firewall de distribuição de aplicativo e outros recursos avançados. Além disso, as tecnologias da F5 como iRules®e iApps® permitem que as equipes trabalhem de forma alinhada e representem serviços personalizados de camadas 4–7.

As novas opções ADC da F5 fornecem:

· Opções de implementação para suportar ambientes físicos, virtuais e em nuvem


Tendo como base as práticas tradicionais, as organizações construíram data centers físicos usando um grupo variado de dispositivos de hardware. Porém, os clientes atualmente optam por implementar soluções físicas e virtuais, juntamente com nuvens públicas e privadas, para suportar de forma dinâmica as necessidades de recursos flutuantes, além de aumentar a eficiência e diminuir os custos. As opções da F5 permitem que as organizações escolham soluções que se adaptem às prioridades de seus negócios e requisitos de tecnologia sem sacrificar o desempenho e o controle, que podem ser essenciais para suas operações. Os novos produtos da F5 ampliam as fronteiras do que o setor pode esperar de um ADC, elevando o padrão de outros fornecedores. Além disso, a F5 também aumentou os recursos de seus ADCs virtuais, tornando mais fácil para os clientes combinar tecnologias de distribuição de aplicativos da F5 com fornecedores de nuvens líderes, como Amazon Web Services.

Disponibilidade

Todas as soluções da F5 mencionadas neste anúncio estarão disponíveis para solicitação em fevereiro de 2013. Todas as plataformas apresentadas hoje suportam a tecnologia ScaleNda F5. Entre em contato com um escritório de vendas local da F5 para saber mais sobre a disponibilidade em países específicos.

Recursos adicionais

· Hardware VIPRION –visão geral

· Hardware BIG-IP –visão geral

· Edição virtual do BIG-IP Local Traffic Manager – visão geral

· Blog da Série ScaleN em DevCentral

· ADCs e ADF BIG-IP –apresentação no SlideShare

· Página de teste da edição virtual do BIG-IP

· Principais considerações ao escolher um ADC – White paper

1Gartner, "Load Balancers Are Officially Dead; Refocus on Application Delivery", Mark Fabbi, 14 de novembro de 2012

Sobre a F5 Networks

A F5 Networks é líder mundial no mercado de Application Delivery Networking (ADN), com foco em garantir a segurança, desempenho e a alta disponibilidade de aplicações. A companhia, que tem sede em Seattle, Estados Unidos, oferece soluções de distribuição de aplicativos entre servidores, entre links de internet e entre data centers, além de firewall de aplicação, VPN SSL e gerenciamento de storage. A empresa está no mercado brasileiro desde 2001, através de distribuidores e revendas. No final de 2005, a F5 instalou oficialmente sua subsidiária brasileira, em São Paulo. Mais informações: www.f5networks.com.br

GAD Comunicação
Fonte GAD Comunicação 12/03/2013 ás 19h

Compartilhe

ScaleN, da F5, suporta o crescimento escalável do ambiente de TIC das grandes corporações