Saúde bucal nos primeiros anos de vida

Fonte Blog da Saúde / Portal Brasil 10/08/2014 às 12h
Mesmo nos primeiros meses de vida, quando a criança é alimentada exclusivamente pelo aleitamento materno, é importante introduzir os hábitos de higienização bucal.

Os cuidados com a boca do bebê devem começar antes mesmo do nascimento dos dentes, com a utilização de fralda ou gaze umedecida com água fervida ou filtrada, para limpar gengiva, bochecha e língua. Entre 5 e 6 meses, costuma aparecer o primeiro dente de leite. Nesse período, a criança pode apresentar alteração do sono, aumento da salivação, coceira nas gengivas e irritabilidade. Quando começarem a nascer os dentes de leite da frente, a limpeza também deve ser feita com fralda ou gaze umedecida em água limpa.

Com o nascimento dos dentes de trás, que costuma acontecer entre os 10 e 12 meses, a limpeza dos dentes e da língua deve ser feita com escova de dente pequena, macia, sem pasta de dente, apenas molhada em água limpa. A escova deve ser trocada quando estiver gasta. Recomenda-se, também, o uso do fio dental. Aos 3 anos a criança já tem todos os dentes de leite, num total de 20 dentes.


Blog da Saúde  / Portal Brasil
Fonte Blog da Saúde / Portal Brasil 10/08/2014 ás 12h

Compartilhe

Saúde bucal nos primeiros anos de vida