Sasazaki investe na formação profissional de estudantes através

Fonte Via Pública Comunicação 13/05/2013 às 13h

Fabricante de portas e janelas de aço e alumínio, a Sasazaki cumpre cotas definidas

pela legislação e busca aproximar-se da escola para melhorar a formação técnica.

 

dos jovens. Além disso, intensifica a formação dos futuros profissionais dentro da empresa.

A qualidade das soluções da Sasazaki - fabricante de portas e janelas de aço e alumínio, que completa 70 anos em 2013 - é resultado não apenas das matérias-primas e tecnologias empregadas nos produtos, mas também da qualificação das suas equipes de colaboradores. Isto é possível graças a iniciativas da empresa voltadas à formação profissional, como a adesão ao Programa de Aprendizagem, pelo qual contrata estudantes de áreas técnicas desde a década de 70.

O programa foi instituído pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e alterado pela Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Consiste em contratar jovens aprendizes de 14 a 24 anos de idade, matriculados em curso de formação profissional, em número corresponde a 5% das funções que demandam formação com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Atualmente 50 aprendizes fazem parte do quadro de colaboradores da Sasazaki, a maioria cursando aprendizagem em serralheria. Em2013, a empresa contratou 38 jovens, que se somaram aos demais contratados em 2012. Em 2014, outras 50 vagas serão abertas, para substituir os atuais que já terão concluído seus estudos.

Ao longo dos anos, entretanto, muitos jovens participantes do programa se mantiveram no quadro de funcionários, efetivados após a conclusão do curso, em funções como mecânicos de usinagem e eletricistas de manutenção. A contratação depende das vagas disponíveis e do desempenho no transcorrer do período de aprendizagem.

Formação integrada

Os jovens são oriundos dos cursos do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), mas há estudos para a contratação de estudantes de outras instituições, como SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercia) e CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) destinados às áreas administrativas. Para os aprendizes de serralheiro, o período de participação no programa é de um ano; para os demais cursos - mecânico de usinagem, mecânico geral, mecânico de veículos, eletricistas - são dois anos.

Além dos estudos técnicos, no processo de integração à Sasazaki, os aprendizes recebem treinamentos sobre sistema e programa da qualidade 5S, segurança do trabalho, código de conduta e regulamento interno da empresa, além de cursos específicos, conforme as necessidades funcionais. Com esta iniciativa, a empresa contribui para combater a falta de mão de obra qualificada, que nos últimos anos tem sido um gargalo para diversos setores industriais.

Segundo o diretor de controladoria e finanças da Sasazaki, Roberto Mitsuo Suguihara, responsável também por ações de responsabilidade corporativa da empresa, o objetivo é unir a teoria à prática e aprofundar a formação dos jovens em temas que farão parte de seu cotidiano durante sua vida profissional. “Acreditamos que, mais do que cumprir um requisito legal, as empresas deveriam aproveitar a oportunidade para investir mais na formação profissional e se aproximar da escola, fazendo com que a demanda industrial seja sentida pelas instituições de ensino para que, juntas, possam contribuir na formação de jovens profissionais cada vez mais qualificados”, destaca.

O programa permite, ainda, a identificação dos alunos que se destacaram durante o curso e sua inclusão nas várias áreas da empresa, melhorando a qualidade do processo seletivo. “A formação profissional dos jovens na Sasazaki vai além do caráter técnico e envolve aspectos exigidos pelos padrões de convivência em grupo, metas definidas de produtividade, qualidade do produto, respeito à hierarquia, etc., valores e conhecimentos que são levados para toda a vida e para o mercado de trabalho”, conclui Suguihara.

Perfil Sasazaki

Em 2013, a Sasazaki celebra 70 anos de atividades. Conta hoje com 1.350 funcionários e um parque industrial com tecnologia própria, instalado em 78 mil m2 de área construída e localizada em Marília, cidade do interior do Estado de São Paulo. Com altos investimentos em tecnologia, a Sasazaki é a empresa de seu segmento que mais lança inovações e foi a primeira do setor de esquadrias metálicas a obter a certificação NBR ISO 9001, pelo seu Sistema de Gestão da Qualidade.

A Sasazaki desenvolve esquadrias a partir das necessidades de mercado e as projeta para proporcionar segurança, conforto e design através das melhores soluções para diferentes públicos. Atenta às mudanças e tendências de mercado, cada uma das sete linhas de produtos da empresa atende a um público específico: as linhas de aço Belfort e Silenfort trazem portas e janelas que permitem a personalização de pintura e vidro; a linha Evolution é composta por janelas de aço pintadas na cor branca e que podem receber o tipo de vidro de acordo com a preferência do cliente; já nas versões prontas para instalação, com pintura de acabamento e vidros, a empresa dispõe da linha de aço Prátika APD e das linhas de alumínio Aluminium, Alumifort e Alumifit.

Com este portfólio, a Sasazaki tem opções para valorizar todos os tipos de imóveis e proporcionar bem-estar e conforto aos usuários de seus produtos. A liderança nacional da marca no segmento, a preferência e o reconhecimento técnico do nível de excelência dos seus processos industriais são confirmados por arquitetos, engenheiros, construtores, lojistas e consumidores em todas as pesquisas realizadas pelo setor de construção civil.

Sasazaki Indústria e Comércio Ltda.

Sasazaki Marília: (14) 3402.9922

www.sasazaki.com.br

info2@sasazaki.com.br

Via Pública Comunicação
Fonte Via Pública Comunicação 13/05/2013 ás 13h

Compartilhe

Sasazaki investe na formação profissional de estudantes através