Sarney recebe edição de revista sobre conferência Rio+20

Fonte Agência Senado 28/05/2012 às 22h

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta segunda-feira (28), das mãos do diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social, Fernando César Mesquita, a 11ª edição da revista Em Discussão!, sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). A revista aborda os temas da reunião, bem como as contribuições e a participação do Senado no evento, que será realizado no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho.

A revista tomou como base os debates promovidos por duas subcomissões voltadas especificamente para a Rio+20, que funcionam nas comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Desde abril de 2011, as subcomissões realizaram audiências públicas com especialistas sobre os temas que estarão em discussão na conferência, como economia verde, energia, água, entre outros.

Apesar da análise geral dos senadores e de boa parte dos especialistas de que a agenda da Rio+20 esteja muito limitada, as comissões não se furtaram a apresentar diversas sugestões à contribuição do governo brasileiro à conferência. Seus integrantes mantêm a expectativa de que a Rio+20 possa, como aconteceu na Rio-92, ser mais um momento em que os mais de 100 chefes de Estado e de governo presentes renovem seus compromissos com o futuro do planeta.

Além da agenda dos eventos patrocinados pelo Senado e suas comissões na Rio+20, a revista traz um histórico das negociações, desde a Conferência de Estocolmo, em 1972, que chamaram a atenção para os problemas do meio ambiente e a necessidade de mudança do modelo de desenvolvimento mundial. Os avanços obtidos na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), como a Agenda 21, também são abordados.

A edição busca detalhar ainda dois dos conceitos que estarão em discussão na Rio+20: economia verde e desenvolvimento sustentável.

Depois da entrega da revista a Sarney, o lançamento da publicação para o público deve ocorrer nos próximos dias. A revista também será distribuída no Rio de Janeiro durante a Rio+20.

Agência Senado

Agência Senado
Fonte Agência Senado 28/05/2012 ás 22h

Compartilhe

Sarney recebe edição de revista sobre conferência Rio+20