São Paulo prorroga campanha de vacinação contra a gripe

Fonte Agência Brasil 13/05/2013 às 21h

São Paulo – O estado de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o próximo sábado (18). Desde o início da campanha, 6,4 milhões pessoas foram vacinadas, 600 mil a menos do que a meta da Secretaria da Saúde. A vacina é oferecida gratuitamente a idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, mães de bebês de até 45 dias, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos.

O grupo gestantes foi o que menos compareceu aos postos de vacinação. As 293,9 mil doses aplicadas atingiu apenas 64% da meta de imunização. Em relação aos demais grupos alvo da campanha, foram vacinados 3,5 milhões idosos, 662,4 mil crianças a partir dos 6 meses e menores de 2 anos de idade. Foram imunizados também 594,7 mil trabalhadores da saúde, 1,2 milhões de doentes crônicos, 67,7 mil mães de recém-nascidos e 5,3 mil indígenas.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, a vacina protege a população contra outros dois tipos do vírus influenza, o A H3N2 e o B. Os postos de saúde abrem das 8 h às 17 h, de segunda a sexta-feira.

“Apesar de a campanha ter sido prorrogada, é muito importante que as pessoas não deixem para se vacinar na última hora. Isso porque o poder de imunização da vacina só está completo quinze dias após a vacinação. Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, destacou a diretora de Imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 13/05/2013 ás 21h

Compartilhe

São Paulo prorroga campanha de vacinação contra a gripe