Sansuy lança biodigestor para fecularias

Fonte Via Pública Comunicação 29/04/2013 às 12h

Vinibiodigestor é solução economicamente viável e ambientalmente correta para a

destinação de resíduos originários do processamento da raiz de mandioca. Entre
as vantagens do equipamento está a produção de biogás, que
pode ser utilizado na geração de energia.
 

Tradicional fabricante de laminados flexíveis e produtos manufaturados de PVC, a Sansuy apresenta a nova versão do Vinibiodigestor, agora dedicado às necessidades das fecularias – indústrias que atuam no processamento de mandioca. Originalmente desenvolvido para propriedades rurais voltadas à bovinocultura e à suinocultura, o biodigestor é uma solução ambientalmente adequada para a destinação de resíduos de produção aliada à geração de energia e com excelente custo-benefício.

Segundo maior produtor mundial de mandioca, atrás apenas da Nigéria, o Brasil produz 26 milhões de toneladas da raiz a cada ano. Mas a produção dos derivados de mandioca, especialmente a atividade de fecularia, que no Brasil alcançou 535 mil toneladas no ano passado, gera resíduos sólidos, como a casca, e líquidos, a chamada manipueira.

Estima-se que o processamento de uma tonelada de mandioca corresponda ao resíduo gerado por cerca de 200 a 300 habitantes por dia, prejudicando principalmente as populações vizinhas. O mesmo resíduo, no entanto, pode se tornar um aliado do produtor, pois a manipueira possui alta capacidade de produção de metano, gás utilizado para a geração de energia, por meio do Vinibiodigestor.

Vantagens econômicas e ambientais

O processo de biodigestão anaeróbia ocorrido no Vinibiodigestor Sansuy é promovido por bactérias, responsáveis pela degradação da matéria orgânica e produção de biogás, que posteriormente é empregado nas caldeiras (para aquecimento) ou motogeradores (para geração de energia). É possível até a substituição total da lenha pelo biogás, o que leva à economia na produção e pós-produção.

Outras vantagens do biodigestor são a neutralização do cianeto, possibilidade de melhor utilização do biofertilizante e redução do mau cheiro ao redor da fecularia. Além disso, o espaço físico antes utilizado para lagoas de decantação pode ser destinado a outras finalidades, como armazenagem ou uma nova linha de produção.

O Vinibiodigestor Sansuy é fabricado de geomembrana de PVC (policloreto de vinila), resistente às intempéries, que deve ser instalado em escavações em solo apropriado, com paredes e fundo revestidos com geocomposto de PVC flexível. A cobertura é feita por uma manta que infla e oferece as condições anaeróbias necessárias à produção e armazenamento do biogás.

Uma equipe técnica especializada da Sansuy fará a avaliação e elaboração do projeto, além de estudo do custo-benefício e tempo de amortização do investimento. A empresa oferece assistência técnica com cobertura em todo o território nacional.

Sansuy S.A.

Informações: (11) 2139.2888

comercial@sansuy.com.br

www.sansuy.com.br

 

Via Pública Comunicação
Fonte Via Pública Comunicação 29/04/2013 ás 12h

Compartilhe

Sansuy lança biodigestor para fecularias