Salvador é sede do Fórum Nacional do Confap

Fonte Ascom do Confap 06/03/2013 às 15h
As políticas de investimentos para ciência, tecnologia e inovação (CT&I), a eleição do novo presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e lançamento do Sistema de Indicadores para as FAPs, o Sifaps, são os destaques do Fórum Nacional do Confap, que ocorre nesta quinta (7) e sexta-feira (8) em Salvador.

 

É a primeira vez que a Bahia realiza esse evento de abrangência nacional, que vai reunir pesquisadores de renome internacional como o presidente do Instituto Nacional Francês para pesquisa em Ciências Computacionais – (Inria), Pierre Bliman, que vai discutir com o presidente do conselho nacional, Mário Neto Borges, acordo de cooperação entre essas entidades.

Segundo Borges, o fórum vai tratar de uma pauta de grande relevância, como a operacionalização do Sifaps, que entrará no ar após a abertura do evento. “Vamos também definir os próximos passos para aperfeiçoar e ampliar esse sistema, que representa um grande avanço para as FAPs. Por um lado permite a cada uma se organizar e se estruturar melhor e por outro permite a comparabilidade entre nossas fundações e a possibilidade de orientar a tomada de decisão coletiva no Confap”, diz. “Nossa pauta inclui ainda definição de programas de investimento para 2013 com Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], que são parceiros de primeira hora das FAPs.”

Para o dirigente, a presença do instituto francês Inria no fórum é um exemplo da ampliação de parcerias nacionais e internacionais da entidade. “As alianças das FAPs com órgãos federais, empresas e instituições internacionais já provou ser um importante caminho para o fortalecimento e a qualificação da ciência, tecnologia e inovação no país”, afirma.

De acordo com ele, além do crescimento dos aportes de recursos, existe um resultado importante, que é a velocidade do avanço da produção dos cientistas de todo o país, seja pela maior articulação entre eles, seja pela disponibilização de alternativas financeiras e científicas de padrão internacional melhorando a qualidade da ciência brasileira.

Sobre a entidade

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2007, agrega fundações de 24 estados mais o Distrito Federal.

 

 

Ascom do Confap
Fonte Ascom do Confap 06/03/2013 ás 15h

Compartilhe

Salvador é sede do Fórum Nacional do Confap