Safran Innovation Awards 2013 celebra o conceito da inovação junto aos colaboradores

Fonte Tamer Comunicação Empresarial 30/04/2013 às 18h

Paris, abril de 2013 – O Grupo Safran vem construindo bases sólidas para o futuro, com base em sua comprovada capacidade de inovar e desenvolver produtos que oferecem desempenho cada vez mais superior. Como parte dessa abordagem de melhoria contínua, o Grupo Safran organiza um concurso anual, permitindo que todos os funcionários da companhia apresentem as suas últimas invenções. Por meio destes prêmios, o Grupo Safran destaca seu viés completo de inovação, juntamente com a criatividade, iniciativa e dinamismo das suas equipes. Pela primeira vez este ano, o concurso foi aberto aos fornecedores da Safran.

Os premiados de 2013 foram revelados durante a cerimônia anual de premiação da Safran Aerospace Museum, em Villaroche, perto de Paris. Os prêmios deste ano foram:

• Grande Prêmio Safran e Prêmio de Inovação de Produto & Tecnologia – concedido para Aircelle, pela demonstração de O-duto reversor, apelidado de "Panache". O design inovador da peça desenvolvida ajuda a reduzir o consumo de combustível e melhorar o desempenho global do sistema de propulsão. A sua estrutura composta de peça única, na forma de um "S" (por oposição aos tradicionais "D adesiva") melhora a fluxos de ar no motor e facilita a manutenção. O design simplificado e eliminação de múltiplos elementos gera reduções significativas de peso.

• Prêmio Especial do Júri, concedido em parceria com a revista L'Usine Nouvelle, reconheceu o suporte FADEC. O dispositivo é feito por materiais compósitos baseados em tecnologia HexMC ™, desenvolvido pela Safran Compósitos e fornecedor Hexcel. O suporte compreende uma matriz de tiras de fibra de carbono, que reduz o peso do dispositivo em 75% comparado ao equivalente em metal. A Tecnologia HexMC ™ pode ser utilizada para fazer as peças de compósitos com formas complexas e também produzi-los em escala. Este tipo de inovação pode ser empregado em muitas outras demandas dentro do Grupo, especialmente em naceles e trem de pouso.

• Prêmio Inovação e Satisfação do Cliente para Aircelle, em parceria com a Rolls-Royce, pela inovação de suas abordagens de serviço. Pela primeira vez, a nacele e fabricante de motores uniram-se para oferecer um contrato de suporte completo 24/7 ao cliente British Airways, por um período de 25 anos. O contrato engloba serviços de assistência dedicada, manutenção preventiva, manutenção em tempo real, e da disponibilidade de grandes partes da nacele diretamente no Aeroporto de Heathrow, em Londres.

• Prêmio de Inovação patenteada a Turbomeca, pela produção de um conceito que envolve a montagem de um helicóptero com dois motores de potências diferentes (um maior usado durante o cruzeiro, e um menor durante as fases de busca), ao invés do esquema tradicional de dois motores iguais operando simultaneamente. Os dois motores são capazes de serem reiniciados em voo, em menos de cinco segundos. Esta inovação proporciona uma redução significativa do consumo de combustível, de 10% a 15%.

• O Prêmio Inovação Lean Sigma foi um empate entre dois projetos que tanto o aumento da produtividade e qualidade:

- Os sistemas de fixação Turbomeca com fornecedor Alcoa: um projeto feito para melhorar significativamente o desempenho de qualidade, custo e lead-time em um suporte de turbina de helicóptero. O sistema permitiu identificar os fatores primordiais que levam às altíssimas taxas de sucata e freqüentes rupturas de máquina.

- O Messier-Bugatti-Dowty: o desenvolvimento de um novo cart utilitário para lidar com equipamentos pesados e volumosos e movê-lo entre as estações de trabalho, além de funcionar como um recipiente para o processo de Kanban, utilizados para a montagem do sistema de travagem do Airbus A380. A introdução destes carts reforça o fluxo de produção, melhora as condições de trabalho das e otimiza o gerenciamento de estoque.

Patentes registadas em 2012
De acordo com o ranking publicado recentemente pelo INPI, Instituto Nacional da França de Propriedade Intelectual, o Grupo Safran ficou em terceiro lugar na França em 2012, com 556 patentes publicadas. Com isso, a empresa continua a ser o líder nos setores aeroespacial, de defesa e segurança.

Compromisso integral com a inovação
O Grupo Safran investe cerca de 12% das vendas totais em Pesquisa & Desenvolvimento para atender aos imperativos econômicos de seus clientes, ao mesmo tempo em que cumpre os mais exigentes requisitos ambientais. O conglomerado continuou a inovar este ano, e também aderiu à Associação Innov'Acteurs do comércio, proporcionando uma excelente oportunidade para promover a troca de experiências com outras grandes empresas industriais, enriquecendo as suas capacidades e aprimorando suas habilidades. Desde 2004, esta associação tem organizado os prêmios anuais de inovação participativa, reconhecendo as empresas e entidades que se destacaram por causa de sua abordagem, resultados e compromisso com a inovação. Em 29 de novembro de 2012, a planta de Fougères, empresa do Grupo Sagem, ganhou o prêmio "Melhoria Contínua - Sênior" pelo vencimento de sua abordagem, que foi implantada há mais de 15 anos.

Safran é um grupo líder internacional em tecnologia de ponta, com três negócios principais: propulsão aeroespacial e equipamentos, Defesa e Segurança. Operando em todo o mundo, o Grupo tem 62.500 funcionários e vendas geradas de 13,6 bilhões de euros em 2012. Trabalhando sozinho ou em parceria, Safran detém posições de liderança mundial ou europeu em seus principais mercados. O Grupo investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento para atender às exigências da evolução dos mercados, incluindo as despesas de 1,6 mil milhões de euros em 2012. Safran está listada na NYSE Euronext Paris e faz parte do índice CAC40.

Para mais informações, www.safran-group.com
Siga no Twitter @SAFRAN

Tamer Comunicação Empresarial
Fonte Tamer Comunicação Empresarial 30/04/2013 ás 18h

Compartilhe

Safran Innovation Awards 2013 celebra o conceito da inovação junto aos colaboradores