Rumo a Nanquim, delegação brasileira elogia CT do Japão

Fonte Ministério do Esporte 08/08/2014 às 10h
O Comitê Olímpico do Japão abriu pela primeira vez as portas de sua casa para uma delegação multiesportiva de outro país. A delegação do Brasil, que foi recebida no Centro de Treinamento Nacional, está em Tóquio, desde quarta (6) para a preparação final antes do início dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, na China.

Graças a um acordo entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o do Japão, 42 jovens talentos do esporte nacional estão usufruindo de um dos mais modernos e equipados centros de treinamento do mundo na preparação final para o evento, que terá início em 16 de agosto. Nesta quinta-feira (7), os atletas brasileiros que estão na aclimatação começaram a treinar em ritmo forte de olho na estreia da competição.

O primeiro compromisso da equipe foi uma apresentação do gerente geral do Centro de Treinamento Nacional do Comitê Olímpico do Japão, Yukinori Myiabe, que reuniu-se com toda delegação brasileira para dar boas vindas e apresentar a estrutura do CT aos atletas. “Sejam bem-vindos ao nosso Centro de Treinamento Nacional. Espero que vocês tenham um excelente período de preparação neste centro para os Jogos Olímpicos da Juventude. Eu espero que vocês tenham grandes benefícios para as suas futuras carreiras com a experiência que terão aqui”, ressaltou Yukinori.

O centro japonês oferece estrutura de ponta para o treinamento de 17 esportes, além de acomodação, alimentação e todos os serviços necessários para o bem estar dos atletas. Em uma construção anexa, há um avançado instituto de ciências do esporte, onde são realizadas pesquisas e avaliações com os atletas japoneses. Todas as comodidades oferecidas aos atletas visam criar um ambiente idêntico ao de uma Vila Olímpica.

Na parte da tarde, as modalidades se dividiram e cada uma seguiu sua programação de treinamentos. A única a treinar fora do CT japonês foi o vôlei de praia, que realizou atividades em um parque público de Tóquio e contou com a participação de jovens alunos de escolinhas locais. O vôlei de praia chegará a Nanquim embalado pelos títulos mundiais masculino e feminino Sub-19, conquistados na semana passada na cidade do Porto, em Portugal.

“Esse primeiro treino foi bom para soltar (a musculatura) da viagem. A aclimatação está sendo feita para irmos com tudo para a China. Foi um bom começo, mas a gente melhora a cada treino, a cada dia”, afirmou Eduarda Lisboa, a Duda, de 16 anos, que em Portugal fez parceria com Andressa. Em Nanquim, ela atuará ao lado de Patrícia, de 1,94m, natural de Espinosa (MG). Duda é atual bicampeã mundial Sub-19 e, com uma promissora carreira pela frente, a sergipana quer brilhar na estreia do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos da Juventude. “Espero o melhor da gente, fazer o nosso bem, ir com tudo e focar em todos os jogos. Passo a passo tudo vai dar certo”, projetou Duda, que apesar da pouca idade foi ainda vice-campeã Sub-23 de vôlei de praia em 2013.

No masculino, o Brasil será representado pela dupla campeã mundial Sub-19, George e Arthur. Para chegar ao título, os brasileiros enfrentaram adversários difíceis e agora utilizarão a aclimatação em Tóquio para se recuperarem do desgaste das últimas semanas. “Esse primeiro treino eu sempre acho muito importante. A gente já começa a se acostumar com o clima, a areia. Estamos chegando um pouco cansados, mas já nos acostumamos a jogar muitas competições seguidas”, afirmou o paraibano George, de 17 anos. “Mesmo assim, chegamos confiantes porque fomos campeões mundiais. Isso é mais uma motivação para chegarmos aqui e darmos o nosso melhor. Queremos ganhar mais do que tudo essa competição”, completou o outro atleta da dupla, Arthur Lanci, de 18 anos.

Em Macau, atletismo e natação também deram início aos treinamentos de aclimatação. Nesta sexta-feira, o Time Brasil seguirá em intensa preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude.

O Brasil será representado por 97 atletas com idade entre 15 e 18 anos em 24 modalidades nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. A delegação brasileira será a segunda maior do evento, atrás apenas do país sede, a China.


Ministério do Esporte
Fonte Ministério do Esporte 08/08/2014 ás 10h

Compartilhe

Rumo a Nanquim, delegação brasileira elogia CT do Japão