Rugby: Seleções intensificam treinos visando compromissos internacionais

Fonte ZDL Comunicação 15/03/2013 às 20h

 

Seleções Masculina e Feminina se reúnem no CT em São José dos Campos

São Paulo (SP) - O Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), em São José dos Campos (SP), receberá os melhores atletas do País neste fim de semana (16 e 17). Todos os atletas das seleções masculina e feminina se reúnem para uma preparação reforçada do sistema de jogo, visando os principais campeonatos internacionais da modalidade.

A agenda no mês de março é cheia: enquanto a seleção masculina de sevens vai para Hong Kong disputar a repescagem do Circuito Mundial entre os dias 22 e 24 de marco, os demais atletas farão três amistosos em La Plata, Argentina, entre os dias 24 e 30. Os Tupis enfrentarão três fortes equipes que pertencem à União de Rugby de Buenos Aires (URBA), a Liga de Rugby mais poderosa da Argentina. No dia 24, a partida será contra o Albatros Rugby Club, integrante do Grupo 3 da URBA. No dia 27, será a vez de encarar o Los Tilos, que está no Top 14 da liga local, e encerrando sua série de amistosos enfrentando os donos da casa, o La Plata, vice-campeão argentino de 2012.

Embora a meta da CBRu seja a Copa do Mundo de Rugby em 2019 no Japão, a seleção masculina promete jogar forte as eliminatórias do Mundial de 2015, que será na Inglaterra. Essas eliminatórias ocorrem em Temuco (Chile) e Montevidéu (Uruguai), durante o Campeonato Sul Americano da elite do continente, o chamado Consur A, que será disputado entre os dias 27 de abril e 4 de maio.

Já a seleção feminina embarca para Guangzhou, China, para disputar mais uma etapa do Circuito Mundial, nos dias 30 e 31 de marco. Logo na primeira fase, as Tupis terão pela frente a Nova Zelândia, líder do torneio, além de Holanda e Tunísia. Esta será a primeira competição da equipe após a conquista do nono título sul-americano, ocorrida em fevereiro no Rio de Janeiro.
Tem início o intercâmbio Brasil-Nova Zelândia - Eleito o melhor jogador juvenil do Brasil em 2012, João Bello embarcou nesta semana para um intercâmbio educacional em Christchurch, na Nova Zelândia. O atleta do SPAC fará parte do Canterbury Crusaders International High Performance Unit e terá um programa individual com acompanhamento do Crusaders. Além de todo o suporte e aprendizado com os melhores do rugby, Bello também estudará na Chirstchurch Boys High School e concluirá o ensino médio em solo Maori.

"Estou muito entusiasmado, pois é uma oportunidade única na vida. Esta parceria com o Crusaders não poderia ser melhor para o desenvolvimento do rugby brasileiro. Estamos crescendo muito e esta bolsa de estudos será mais um incentivo para as categorias de base", afirmou João Bello.

A viagem foi viabilizada pelo GRAB (Grupo de Apoio ao Rugby Brasileiro) e seus membros. O grupo está reunindo esforços para beneficiar anualmente um jogador de rugby juvenil com um intercâmbio ao exterior através do sistema de bolsa. O objetivo é unir os estudos com o rugby, dando maior oportunidade aos jogadores de categoria de base de treinar na Nova Zelândia e contar com todo o suporte dos melhores do mundo.

O GRAB decidiu homenagear o benfeitor Michel Etlin, dando o seu nome à bolsa de estudos. Michel Etlin é patriarca de uma família jogadora de rugby há mais de 100 anos no Brasil e na França.

A partir do segundo semestre de 2013, a CBRu iniciará seu processo de seleção para identificação do bolsista do ano de 2014.

Rugby na TV - Mais um fim de semana cheio de emoções para os fãs de rugby. No sábado (16), ocorre a última rodada do Six Nations, principal competição da Europa. O canal ESPN+ transmite ao vivo Itália e Irlanda às 11h30 e depois, às 14h exibe o clássico entre País de Gales e Inglaterra, a final do torneio. Às 17h, será a vez da França entrar em campo diante da Escócia, em jogo que também terá transmissão da TV5 Monde.

Na madrugada de sábado para domingo (17), às 1h, o Sports+ transmite Tigers x Panthers, partida da liga australiana (NRL).
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio master do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta, ainda, com Grupo CCR, Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Mais informações no site www.brasilrugby.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

ZDL Comunicação
Fonte ZDL Comunicação 15/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Rugby: Seleções intensificam treinos visando compromissos internacionais