Rúgbi invade Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio

Fonte Ministério do Esporte 05/08/2014 às 21h
No último sábado (2), foi realizado o III Festival Fluminense de Rúgbi Infanto-Juvenil, o primeiro evento da modalidade no Complexo Esportivo de Deodoro. A competição contou com a participação de cerca de 100 crianças da região.

O complexo, que será uma das sedes oficiais dos Jogos do Rio 2016, receberá as partidas de rúgbi durante as Olimpíadas.

As atividades aconteceram no Campo do Sampaio e contaram ainda com uma exibição de rúgbi de sete, a modalidade olímpica, e com a partida entre Guanabara e Poli, válida pela Taça Tupi, a segunda divisão do rúgbi nacional.

O Festival foi promovido pelo Comitê Rio 2016, pela 1ª Divisão de Exército e pela Federação Fluminense de Rúgbi, com apoio da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e da International Rugby Board (IRB).

"O evento representa a colocação de uma pedra fundamental do rúgbi em Deodoro. Foi possível dar sequência a entendimentos preliminares para a introdução do rúgbi nas Forças Armadas. Parabéns aos esforços da FFR, ao apoio dos clubes envolvidos, e especialmente ao Rio 2016 e IRB, cujo apoio ativo foi crucial para a realização do evento. A cereja do bolo foi conquistada com a disponibilização desse campo para a prática do rúgbi fluminense, tanto projetos de desenvolvimento, quanto partidas da Taça Tupi e do Super 10, a partir da próxima semana. Nossos maiores agradecimentos aos responsáveis pelo regimento de Deodoro", disse o presidente da CBRu, Sami Arap Sobrinho.

O Festival teve início de manhã com atividades de mini-rúgbi e “get into rúgbi”, com praticantes oriundos de projetos sociais coordenados pelo Rio Rugby Clube. Sob a coordenação da Federação Fluminense de Rugby, que organizou a infraestrutura do campo, das traves, ambulância, sistema de som e área VIP, compareceram seis equipes de rúgbi de sete para partidas demonstração da modalidade olímpica.

Taça Tupi
A 2ª rodada da Taça Tupi, a segunda divisão do rúgbi nacional, foi marcada pela primeira partida de um torneio nacional realizada em Deodoro, futura sede olímpica. O Guanabara, no Rio de Janeiro, fez valer o fator casa e superou a Poli , de São Paulo, por 12 a 10, conquistando assim a sua primeira vitória na competição.

Ainda pelo grupo A, o BH Rugby (MG) derrotou o Rio Rugby (RJ) por 31 a 5, fora de casa, e agora lidera o grupo de forma isolada, com 9 pontos ganhos. Varginha (MG) e Jacareí (SP) fizeram partida bastante equilibrada, decidida no último lance em favor da equipe mineira, que venceu por 32 a 31. Já pelo grupo B, domínio gaúcho. Brummers (RS) e Serra (RS) derrotaram BC Rugby e Maringá, por 38 a 3 e 53 a 19, respectivamente, e estão empatados em primeiro lugar, com 10 pontos. O também gaúcho Charrua venceu o Londrina Pé Vermelho (PR) por 30 a 3 e agora está em terceiro, com 7 pontos.

Sobre Deodoro
O Complexo Esportivo de Deodoro é formado pelo Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, o Centro Nacional de Hipismo General Eloy Menezes, o Centro de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques, o Centro de Hóquei sobre Grama Sargento João Carlos de Oliveira e o Ginásio de Judô Geraldo Bernardes. A estrutura vai ganhar em breve um centro de atletismo nível 1 da IAAF (Federação Internacional de Atletismo).

Até junho de 2014, as instalações sediaram 300 eventos esportivos de diversos tipos, entre mundiais, pan-americanos, sul-americanos, seletivas olímpicas e pan-americanas, disputas nacionais, estaduais e locais e inúmeras provas juvenis, incluindo os Jogos Escolares, além de treinamentos de atletas e seleções do Brasil e de outros países.

O complexo foi ainda uma das principais sedes dos 5º Jogos Mundiais Militares (JMM), em julho de 2011. Nos sete anos de uso intensivo, uma média de 43 eventos/ano – um por semana. No local também são oferecidas escolinhas para estudantes da região, com programação viabilizada por meio de articulação entre o governo federal e as confederações das modalidades que o complexo abriga.


Ministério do Esporte
Fonte Ministério do Esporte 05/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Rúgbi invade Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio