Ronaldo e Fuleco divulgam Copa das Confederações na Europa

Fonte Agência Brasil 22/04/2013 às 20h

Brasília – O ex-jogador Ronaldo Nazário, membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, visita Madri amanhã (23), como parte do tour promocional da Copa das Confederações de 2013. Ele participará de uma entrevista coletiva, a partir de 11h30 (horário local), na Cidade do Futebol, sede da Federação Espanhola de Futebol, cuja seleção disputará a competição deste ano na condição de campeã do mundo em 2010 e da Eurocopa em 2012.

A Espanha é um dos dois países europeus que disputarão a Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho próximos. O outro é a Itália, que participará pela segunda vez – a primeira foi em 2009, na África do Sul, como campeã mundial – agora, na condição de vice-campeã da Eurocopa em 2012. Por isso, a primeira escala do tour promocional foi ontem (21), na cidade italiana de Turim.

Acompanhado do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, Ronaldo apresentou o mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, o tatu Fuleco, em entrevista coletiva transmitida ao vivo pela TV italiana. Ele falou sobre os preparativos para a Copa das Confederações, que acontecerá em seis cidades brasileiras e terá a participação dos campeões das seis confederações filiadas à Fifa, além da Espanha e do anfitrião Brasil.

Antes de conversar com a imprensa, Ronaldo, acompanhado de Fuleco, visitou o Museu da Juventus, em Turim, clube italiano mais vezes campeão do país (28), e ficou especialmente empolgado com a seção do museu dedicada à Copa do Mundo de 2014.

Na coletiva de imprensa, Ronaldo disse que mais de 25 mil pessoas, entre elas operários que trabalharam nas obras e suas famílias, foram convidadas para o primeiro evento teste do Estádio do Maracanã, no dia 27 de abril, que terá a participação dos ex-jogadores Bebeto, Zico e Romário.

A Itália estreará no Maracanã, no dia 16 de junho contra o México, campeão da Confederação Centro Americana e do Caribe (Concacaf), no Rio de Janeiro, tentando conquistar pela primeira vez o título da competição. Será a primeira partida da seleção – conhecida como Azurra pela cor do seu uniforme, em solo brasileiro em 57 anos. Os italianos disputaram duas partidas no país durante o Copa de 1950, perdendo de 3 a 2 para a Suécia e derrotando o Paraguai por 2 a 0. Outros quatro, dos oito países classificados para a próxima Copa das Confederações, também disputaram o Mundial de 1950: Brasil (anfitrião), México, Espanha e Uruguai.

A Copa das Confederações de 2013 será a nona edição da competição, realizada a cada quatro anos pela Fifa, e servirá como teste para a Copa do Mundo de 2014, também disputada de quatro em quatro anos. O torneio vai ser disputado em seis capitais brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza.

Disputam a competição oito países: Brasil, sede da Copa do Mundo de 2014; Espanha, campeã do Mundo de 2010 e da Eurocopa de 2012; Japão, campeão da Copa da Ásia de 2011; México, campeão da Copa de Ouro da Concacaf de 2011; Uruguai, campeão da Copa América de 2011; Taiti, campeão da Copa das Nações da Oceania de 2012; Itália, vice-campeã da Eurocopa de 2012 e Nigéria, campeã da Copa das Nações Africanas de 2013.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 22/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Ronaldo e Fuleco divulgam Copa das Confederações na Europa