Rollemberg parabeniza Planaltina por Festa do Divino

Fonte Agência Senado 20/05/2013 às 15h

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) destacou em pronunciamento no Plenário, nesta segunda-feira (20), eventos que mobilizaram o Distrito Federal no último fim de semana. Além da sexta edição da Agrobrasília, Feira do Cerrado Brasileiro, o parlamentar também registrou duas grandes festas religiosas. Ele mencionou a realização de mais uma celebração de Pentecostes, no Taguaparque, em Taguatinga, com estimativa de participação de cerca de dois milhões de pessoas ao longo do final de semana: "um fenômeno", classificou o senador.

Rollemberg também ressaltou a tradição da Festa do Divino Espírito Santo em Planaltina, que no último dia de celebrações foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do DF.

O senador lembrou que a festa realizada há 153 anos é expressão da fé popular, envolve toda a comunidade, sem apoio oficial. Acrescentou ainda que a encenação da Cavalhada, de origem medieval portuguesa, já ganhou

força na região, sendo reproduzida em várias cidades do Entorno.

O espírito solidário do festejo foi outra característica apontada pelo senador. Ele destacou o trabalho voluntário e a bondade expressados na distribuição de alimentos para os pobres durante os festejos. Atos que o parlamentar afirmou que gostaria de ver reproduzidos na prática diária de convivência e na vida pública .

- Se um milionário quiser fazer essa festa sozinho, ele não consegue. Porque é uma festa, sobretudo, da cooperação - frisou.

Agrobrasília

No pronunciamento Rollemberg também falou da importância da Sexta Agrobrasília, Feira do Cerrado Brasileiro, que movimentou mais de R$ 500 milhões em negócios.

Para o senador, além de expor as potencialidades no setor produtivo e as avançadas tecnologias na área, a feira pode ganhar amplitude internacional com a participação de delegações de vários países, 385 empresas e 79 mil visitantes.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 20/05/2013 ás 15h

Compartilhe

Rollemberg parabeniza Planaltina por Festa do Divino