Rollemberg cobra políticas públicas efetivas para beneficiar as mães

Fonte Agência Senado 10/05/2013 às 19h

 

Ao registrar, nesta sexta-feira (10), homenagem pelo Dia das Mães, celebrado no domingo, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) cobrou dos parlamentares e governos ações e políticas públicas concretas em benefício dessas mulheres.

Além de reconhecer direitos, avaliou Rollemberg, o Senado tem o desafio de elaborar leis e aprovar políticas públicas que ampliem os direitos das mães brasileiras. A falta de creches para deixar os filhos em segurança enquanto trabalham e o avanço das drogas entre os jovens são alguns dos problemas enfrentados pelas mães citados pelo senador.

O governo do Distrito Federal, exemplificou o senador, deixou de aplicar, em 2012, R$ 9 milhões destinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) à instalação de creches. Esses recursos, explicou ele, são liberados anualmente pelo Ministério da Educação para os estados com esse propósito. Para resolver a situação das mães do DF, informou Rollemberg, o fundo vai realizar licitação para a construção de creches.

- O FNDE fará, ele próprio, a licitação para a construção de creches no Distrito Federal dada a incompetência do governo do Distrito Federal de fazê-lo - disse o senador.

Rollemberg disse ainda que o Estado é pouco eficiente no combate às drogas e que as portas das escolas têm se tornado ponto de tráfico. A implantação de políticas públicas de combate efetivo ao problema é urgente, reforçou ele, uma vez que atinge as famílias e causa grande aflição às mães, que se sentem impotentes para resolver a questão.

- A implementação de uma cultura de paz nas escolas, nas cidades e no país certamente contribuiria para a tranquilidade das mães. Esse, certamente, será o melhor presente que o país pode dar as suas mães: a implementação de políticas públicas efetivas e eficientes que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida de todos - disse Rollemberg.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 10/05/2013 ás 19h

Compartilhe

Rollemberg cobra políticas públicas efetivas para beneficiar as mães