RNP pode participar da transmissão em SHV na Copa e nas Olimpíadas

Fonte Ascom da RNP 14/03/2013 às 20h

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) poderá participar da transmissão, para o Japão, na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, de imagens 16 vezes mais nítidas do que o padrão atual de televisão. O padrão Super-Hi Vision (SHV), também conhecido por 8K, tem resolução de 33 megapixels por quadro, ou seja, é 16 vezes maior do que a imagem em Full HD.

 

O SHV foi criado pela emissora de televisão japonesa NHK, que pretende adotá-lo em transmissões futuras. Por enquanto, faz uso experimental da tecnologia, para fins de disseminação. Entre as imagens já captadas, estão os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e o lançamento da última viagem do ônibus espacial, em 2011. Para alcançar audiências internacionais, as imagens em SHV vêm sendo transmitidas internacionalmente, usando as redes de pesquisa de vários países.

A RNP foi procurada pela empresa de telecomunicações japonesa NTT, responsável pela tarefa de transmissão internacional de SHV. Durante a visita, o gerente executivo da companhia, Hisao Uose, usou o exemplo da transmissão de imagens em SHV nas Olimpíadas de Londres.

Segundo ele, para a execução desse projeto, a NTT trabalhou em parceria com organizações públicas e privadas. “A transmissão de Londres foi possível porque envolveu redes acadêmicas dos Estados Unidos e da Europa, Internet2, GÉANT e JANET, e emissoras de TV de grande porte, como a NHK, a norte-americana NBC e a britânica BBC”, disse Uose.

Para os casos da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, ele manifestou interesse em utilizar a rede acadêmica brasileira, a rede Ipê, para a transmissão das imagens em SHV, em parceria com a TV Globo.

A emissora brasileira acompanhou a captação de imagens no padrão SHV pela NHK durante o desfile das escolas de samba no Carnaval de 2013, no Rio de Janeiro. “Na transmissão dos futuros eventos esportivos no Brasil, a ideia é usar quatro rotas, saindo da rede Ipê, e passando pelos EUA ou pela Europa para chegar ao Japão”, explica o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Michael Stanton.

Leia mais.

 

 

Ascom da RNP
Fonte Ascom da RNP 14/03/2013 ás 20h

Compartilhe

RNP pode participar da transmissão em SHV na Copa e nas Olimpíadas