Rio sedia o Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico 2013

Fonte FUNARTE 15/04/2013 às 21h

MinC e Funarte apóiam programação, que inclui o festival "Unlimited – Arte sem limites", com oficinas gratuitas para o público

Nos dias 17,18 e 19 de abril, no Rio de Janeiro, será realizado o Fórum Cultural Olimpico e Paraolímpico 2013, no Museu Nacional de Belas Artes (Centro) e na Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna). O evento é uma iniciativa do British Council, em parceria com o Ministério da Cultura e apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte. Antonio Grassi, presidente da Funarte, estará presente ao evento no dia 18, quinta-feira, pela manhã. O Unlimited – Arte sem Limites, ligado ao Fórum, será realizado nos dias 20 e 21 de abril, (sábado e domingo), no Sesc Madureira. O festival inclui filmes e apresentações, exposição e oficinas, abertas ao público.

O Fórum Cultural Olimpico e Paraolímpico visa a promover o diálogo entre os representantes das Olimpíadas Culturais de Londres e das instituições brasileiras que vão atuar na programação cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A proposta é compartilhar a experiência recente de Londres, antecipando questões que possam inspirar a Rio 2016, a partir dos aprendizados e sucessos do Festival London 2012. A iniciativa reuniu mais de 19,5 milhões de pessoas em 12 semanas de ações culturais, com 25 mil artistas envolvidos.

O festival Unlimited inclui oficinas de dança, teatro, música e performance. Todas são abertas ao qualquer pessoa que tenha interesse em artes performáticas – portadora ou não de deficiência, mediante inscrição prévia. Não é necessário ter nenhuma experiência. A exposição do festival reúne trabalhos produzidos por 30 artistas britânicos, com e sem deficiência, durante a Olimpíada Cultural de Londres 2012, no festival, que acompanhou os Jogos Paraolímpicos. O Unlimited é realizado pelo British Council, em parceria com a People’s Palace Projects e o SESC (Serviço Social do Comércio), e tem apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes – Funarte.

Para Antonio Grassi, presidente da Funarte, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos oferecem uma oportunidade única para Brasil de difundir sua presença cultural, no país e pelo mundo. “O Fórum abrirá um debate importante com o setor cultural brasileiro e vai iniciar uma troca de ideias com a equipe britânica que realizou as Olimpíadas Culturais de Londres 2012. Eles abriram muito espaço para os artistas brasileiros no ano passado e agora estão conosco, para passar o bastão, rumo ao nosso festival cultural da Rio 2016″.

Alguns dos produtores e líderes culturais mais importantes do Reino Unido estão confirmados no Fórum 2013 – entre eles Ruth Mackenzie, Diretora da Olimpíada Cultural & Festival de Londres 2012; Jude Kelly, Diretora Artística do Southbank Centre, Membro do Conselho da Olimpíada Cultural e cocuradora do Transform; Jenny Sealey, Codiretora da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 e Diretora Artística da GRAEAE; Justine Simons, Diretora de Estratégia Cultural da Junta da Área Metropolitana de Londres; e Moira Sinclair, Diretora Executiva do Arts Council England London and South East.

O Transform
O Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico e o Unlimited fazem parte do Transform, programa do British Council que reconhece o que há de melhor nas artes no Brasil e Reino Unido, deixando um legado, a partir dos vínculos olímpicos entre os dois países. As ações são realizadas em parceria com o People´s Palace Projects, responsável pela curadoria e produção executiva, e recebem o apoio das organizações britânicas Arts Council England e Creative Scotland. O Unlimited conecta produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, buscando fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados em longo prazo, em áreas de excelência, a saber: Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Criatividade, Conhecimento, Sustentabilidade, Patrimônio, Esportes, Comércio e Música.Mais informações: www.britishcouncil.org.br/transform

Sobre o British CouncilO British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em 223 cidades e 109 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.Mais informações: www.britishcouncil.org.br

Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico 2013 – Programação

17 de abril (quarta-feira)

Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Arena da Pavuna)

Seminário – período da manhã

8h – Inscrição e café da manhã de boas-vindas

8h30 – Foto Oficial do Evento

9h – Introdução: Paul Heritage (Diretor executivo da PPP e Curador do Fórum) e Marcus Vinicius Faustini (Escritor, cineasta, diretor teatral e coordenador da Agência de Redes para Juventude)

9h10 – Abertura Oficial: Luiz Coradazzi (Diretor de Artes do British Council Brasil) e Juana Nunes (Diretora de Educação e Comunicação para Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura)

9h30 – Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica e Curador do Fórum)

9h40 – Ruth Mackenzie (Diretora da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG (London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games). Tema: A experiência de Londres no envolvimento de campanhas artísticas e produtores de pequeno porte na programação Cultural das Olimpíadas.

9h50 – Matthew Peacock (CEO do Streetwise Opera / With One Voice)

10h às 10h15 – Coffee break

10h15 às 11h30 – Grupos de Trabalho (5 grupos com 20 pessoas cada)

11h30 às 12h30 – Plenária – Paul Heritage (Diretor Executivo da PPP e Curador do Fórum), Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica e Curador do Fórum) e Marcus Vinicius Faustini (Escritor, cineasta, diretor teatral e coordenador da Agência de Redes para Juventude) e Relatores

Seminário – período da tarde

13h – Inscrição

13h30 – Introdução: Paul Heritage (Diretor Executivo da PPP e Curador do Fórum) e Marcus Vinicius Faustini (Escritor, cineasta, diretor teatral e coordenador da Agência de Redes para Juventude)

13h40 – Abertura Oficial: Lucimara Letelier (Diretora Assistente de Artes do British Council) e Juana Nunes (Diretora de Educação e Comunicação para Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura)

13h50 – Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica e Curador do Fórum)

14h – Jude Kelly (Diretora Artística do Southbank Centre e Membro do Conselho da Olimpíada Cultural e Cocuradora do Fórum), Jenny Sealey (Codiretora da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, Diretora Artística da GRAEAE), Teresa Taquechel (Diretora da Pulsar Cia. De Dança) e Cláudia Werneck (Escola de Gente)

14h30 às 17h – Grupos de trabalho (5 grupos com 20 pessoas cada)

17h às 18h – Plenária: Paul Heritage (Diretor Executivo da PPP e Curador do Fórum) e Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica) e Relatores

18 DE ABRIL (quinta-feira)

Local: Museu Nacional de Belas Artes

8h – Café da manhã de boas-vindas

– Fotografia Oficial do Evento

– Abertura Oficial: Sr. Richard Masters, Diretor Executivo do British Council Brasil

– Embaixador Britânico no Brasil: Exmo Sr. Alan Charlton

– Sr. Márcio Fortes de Almeida – Presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO)

– Sr. Antonio Grassi – Presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte)/ Ministério da Cultura

Mesa 1: Inspiração, Regeneração, Transformação

Mediadora: Adriana Rattes (Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro)

Palestrantes: Justine Simons (Diretora de Estratégia Cultural da Junta da Área Metropolitana de Londres / Greater London Authority), Jude Kelly (Diretora Artística do Southbank Centre e Membro do Conselho da Olimpíada Cultural e Cocuradora do Fórum) e Ruth Mackenzie (Diretora da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG (London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games)

– Coffee break

Mesa 2: Como Arte e Cultura podem exaltar a missão dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos

Mediador: Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica e Curador do Fórum)

Palestrantes: Moira Sinclair (Diretora Executiva do Arts Council England London and South East), Leonie Bell (Diretora da Programação Criativa Londres 2012 e Glasgow 2014 do Creative Scotland, Nigel Hinds (Produtor Criativo da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG (London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games)

– Sessão de Análise de Estudo de Casos

Transformação Social:

II. Revitalização Urbana

III. Jogos Paraolímpicos

IV. Atrações Internacionais

V. Atrações Nacionais

VI. Mídia Digital e Transmissão

VII. Participação e Aprendizado

17h às 18h – Plenária (Sessão) – Paul Heritage (Diretor Executivo da PPP e Curador do Fórum), Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica e Curador do Fórum), Luiz Coradazzi (Diretor Artístico do British Council Brasil), Juana Nunes (Diretora de Educação e Comunicação para Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura)

19 DE ABRIL (sexta-feira)

Local: Museu Nacional de Belas Artes

8h30 – café da manhã de boas-vindas

9h – Mesa 3 : Jogos Paraolímpicos e Cultura

Mediador: Daniela Negromonte (Representante da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro – TBC).

Palestrantes: Jude Kelly (Diretora Artística do Southbank Centre e Membro do Conselho da Olimpíada Cultural e Cocuradora do Fórum), Jenny Sealey (Codiretora da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos, Londres 2012 e Diretora Artística do GRAEAE) e Cláudia Werneck (Escola de Gente)

10h45 – Coffee Break

11h – Mesa 4 : O Papel do Artista: Antes, Durante e Depois

Mediadora: Rejane Rodrigues (Diretora de Operações e Serviços APO)

Palestrantes: Sarah Weir (Diretora do The Legacy List, Ex-Gerente de Estratégia Cultural e Artística da Autoridade de Entrega Olímpica) e Ruth Mackenzie (Diretora da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG – London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games)

13h30 – Mesa 5: Construindo Parcerias e Relações com Patrocinadores: O Desafio das Marcas

Mediador: Paul Heritage (Diretor Executivo da PPP e Curador do Fórum)

Palestrantes: Adriana Barbedo (Gerente de Proteção da Marca Rio 2016), Francesca Canty (Assessora da Programação Cultural do Reino Unido LOCOG – London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games), Jenny Waldman (Produtora Criativa da Olimpíada Cultural Londres 2012 LOCOG) e Eric Klug (Diretor Sênior de Parcerias e Diretor do British Council São Paulo)

15h às 17h: Sessão de Análise de Estudo de Casos

I. Acessibilidade

II. Marcas/Patrocínio

17h – Sessão Plenária – Paul Heritage (Diretor Executivo da PPP e Curador do Fórum), Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica e Curador do Fórum), e Relatores (representantes da Agência de Redes para Jovens)

____________________________________

Festival Unlimited – Arte sem Limites


Programação

Dias 20 e 21 de abril de 2013

Sesc Madureira – Rua Ewbanck da Câmara, 90

Arte Do Burlesco e Cabaré
com Mat Fraser e Julie Atlas Muz
Das 14h às 17h

Dança
com Marc Brew Company
Das 12h às 14h

Música
com Lewis Gibson e Alex Bulmer

Das 12h às 16h

Teatro e Performance
com Graeae (Amit Sharma e Jenny Sealy)

Das 12h às 15h

Obs. Transporte gratuito (Cinelândia – Madureira), com vagas limitadas

Horários e pontos de partida das vans

Local saída: Rua do Passeio próximo à Praça Floriano Peixoto (Cinelândia)

Horários saída: 10h / 10h10 / 16h / 16h15 / 16h30 / 17h / 17:30

Retorno de Madureira: 17:30 / 19h / 20:30

OBS.: Serão oferecidas vans adaptadas para transporte de cadeirantes.

Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da Cultura

________________

Transform

Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico 2013
Festival Unlimited – Arte sem Limites

Idealização: British Council
Realização: Ministério da Cultura, British Council & People’s Palace Projects do Brasil /Reino Unido
Curadoria: Paul Heritage & Cid Blanco
Cocuradoria: Jude Kelly
Apoio: Arts Council England, Queen Mary University of London, Creative Scotland & Autoridade Pública Olímpica
Produção
Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico: FSR Produções
Transform: Curto Circuito Produções

FUNARTE
Fonte FUNARTE 15/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Rio sedia o Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico 2013