Rio H2K 2013 traz dançarinos do ídolo pop Justin Bieber à cidade

Fonte Agência Febre 23/05/2013 às 20h

Rio H2K 2013 traz dançarinos do ídolo pop Justin Bieber à cidade

EVENTO RECEBE AINDA AS CRIADORAS DOS ESTILOS RAGGA JAM E POLYSWAGG, LAURE COURTELLEMONT E PARRIS GOEBEL

O maior festival de danças urbanas da América Latina, o Rio Hip Hop Kemp (Rio H2K), traz os mais importantes coreógrafos da dança urbana para a cidade a partir do dia 30. Nomes como Shaun Evaristo e Johnny Erasme, dançarinos do ídolo pop Justin Bieber, Marjory Smarth, Parris Goebel e Laure Courtellemont vão participar da programação especial que inclui 60 workshops, dez painéis e bate-papos, showcases, master classes, festas, 30 apresentações especiais e as famosas batalhas em quatro categorias, com mais de 250 dançarinos.

O Rio H2K conta com estilos para todos os gostos: do hip hop ao passinho, passando pelo curso intensivo inédito de Ragga Jam, estilo criado pela francesa Laure Courtellemont, e pelo popular baile charme. Os coreógrafos e dançarinos Niako, Danilo D’Alma, Edson Guiu, Gemini, Poppin Pete, Andre Bidu, Pelezinho, Crazy Hype e Jefferson Antonio completam a lista.

“O Rio H2K tem o desejo de promover o encontro e criar uma ligação saudável entre ídolo e fã, entre lendas da dança e criadores, que inventaram os primeiros passos de um estilo, com seus seguidores e adeptos; entre artistas nacionais bem sucedidos com iniciantes e intermediários”, opina o diretor artístico do festival, Bruno Bastos.

Sobre os coreógrafos e dançarinos

Shaun Evaristo (EUA): Diretor de uma das conceituadas agências de casting e estúdio de dança, a Movement Lifestyle, Evaristo é um dos principais dançarinos do atual show do ídolo pop Justin Bieber e responsável pela direção artística das turnês de artistas asiáticos, como Tae Yang, Big Bang e 7even. Ele também já coreografou e dançou com os artistas americanos Omarion, Vanessa Hudgens (High School Musical), J. Lewis e Travis Garland.

Johnny Erasme (EUA): Conhecido com Jblaze, aos 13 anos já era dançarino, rapper e ator quando conquistou o título de “Melhor Revelação de Los Angeles”. Participou de filmes como “Dreamgirls”, “Wild Child”, “Prom Night”e “Making a Dream”. Hoje, é um dos principais dançarinos da turnê do Justin Bieber. No currículo, participações nos seriados de TV “Glee”, “10 Things That I Hate About You”, “Everybody Hates Chris” e “Bones”.


Laure Courtellemont (FRA)
: Criadora do estilo Ragga Jam, a francesa é professora na Juste Debout School em Paris. Em 2001 foi contratada pela Nike para representar a marca no departamento de mulheres e dança. Já deu aulas na Broadway Dance Center em Nova York, em 2008. E foi coreógrafa da versão francesa do programa “So You Think You Can Dance” em 2010 e 2012.


Parris Goebel (NZL): Coreógrafa do grupo Request Dance Crew, faz parte do show do Cirque Du Soleil sobre Michael Jackson. É a criadora do estilo Polyswagg. Em 2009, o grupo foi campeão do World Hip Hop Champions em Las Vegas e foi o primeiro grupo de fora dos Estados Unidos a participar do America's Best Dance Crew da MTV. Em 2012, Parris ganhou o prêmio de Melhor Coreógrafa Feminina nos Estados Unidos, além de ganhar o mesmo prêmio na Nova Zelândia. Participou da última turnê da cantora Jennifer Lopez.

Marjory Smarth (EUA):
Fez parte da origem do House Dance nos clubes de Nova York, sendo uma das principais contribuidoras para o movimento nos EUA. Marjory dançou profissionalmente com artistas como Diana Ross, Heavy D e CeCe Penniston, entre outros. Seu sucesso explodiu e ela foi convidada a participar de filmes, documentários e apresentações como "New Jack City", "Boomerang", "Strictly Business" e "PBS documentary House Of Trees". Atualmente, Marjory é uma dançarina/coreógrafa/professora mundialmente renomada, além de palestrante inspiracional.

Niako (FRA): Niako começou a dançar em 1997, primeiramente como b.boy no grupo Dalton Posse e posteriormente na Academia Internacional de Dança. Participou do musical francês "10 commandments". Foi campeão nas maiores batalhas de hip-hop no mundo como Street Dance Kemp (República Tcheca), Juste Debout (França) e Keep On Dancing (China), entre outros. Já participou como modelo e dançarino para marcas como Adidas, Puma, Nike e Chopart.
Em 2012, foi jurado do estilo Hip-Hop Freestyle do Juste Debout, maior evento de batalhas no mundo.

Edson Guiu (BRA/EUA): Também conhecido como DJ G, ministra cursos em toda Europa, Ásia, EUA e Caribe. DJ nos eventos Juste Debout e Cercle Underground. Diretor e coreógrafo da Cia Ritmos Family, atualmente mora em Nova York, onde estuda e pesquisa as danças House e Hip Hop. É pioneiro nas danças House e Hip Hop no Brasil. Edson Guiu é diretor técnico do hip Hop School em Perugia, Itália, e criou a primeira Escola de Formação de House Dance em Mendoza, Argentina.

Danilo D’Alma (BRA): Instrutor, coreógrafo e pesquisador de danças urbanas e vertentes com 12 anos de experiência artística. Fundador e diretor do grupo de pesquisas e performances Under Crew. Um dos cinco primeiros instrutores de Ragga Jam no Brasil, certificado por Laure Courtellemont. Integrante do Dance 2XS, de Patrick Chen, existente em mais de 12 países, Professor do Projeto Solar meninos de Luz e Projeto Social Engenho das artes- Petrobras.

Gemini (FRA): Um dos precursores da dança Locking na Europa. Mais jovem, viajou para Los Angeles para estudar diretamente com os The Lockers, grupo fundador do estilo, original da década de 70 dançada ao som do Funk Music, como James Brown e Aretha Franklin. Criador do movimento "Locking 4Lifle" que inspira e ensina os novos dançarinos de Locking as raízes da dança da era Funk dos anos 70.

Andre Bidu (BRA): Especialista nos estilos Popping, Locking e Boogalloing, desenvolve um trabalho inspirado na glitch art e as variações das danças Animation, Robotting e Waving para aplicar diretamente nas suas criações. Bidu é tricampeão consecutivo no maior festival de dança do mundo pelo Guinness Book of Records - o Festival de Dança de Joinville (2009-2011); Indicado a coreógrafo revelação e convidado para a Noite de Gala do 30º Festival de Dança de Joinville.

Poppin Pete (EUA): Poppin Pete é o irmão mais novo de Boogaloo Sam, criador dos estilos Popping e Boogaloo entre 1975 e 1976. Pete faz parte da segunda geração de dançarinos do Electric Boogaloos, grupo responsável pela criação da dança Popping. Também participou de um dos filmes que ajudaram a potencializar a dança hip hop, o "Breakin". Além de já ter trabalhado em shows e videoclipes com artistas como Michael Jackson, Janet Jackson, Justin Timberlake e Black Eyed Peas, entre outros.

B.boy Pelezinho (BRA): Integrante do Red Bull All Stars e Tsunami All Stars.


Crazy Hype (JAM):
É considerado o grande nome masculino do Reggae Dancehall. Natural da Jamaica, trabalhou com diversos artistas internacionais como Sean Kingston, M.I.A, Elephant Man e Fambo, entre outros. Em 2011 coreografou e foi a estrela do comercial de Natal da Digicel Jamaica "Drummer Boy, Rappa Pam Pam", propaganda que mais apareceu na rede de televisão local durante este período.

Jefferson Antonio (BRA): Morador do subúrbio do Rio de Janeiro, o coreógrafo e bailarino Jefferson Antonio teve sua base na dança de rua e nos bailes black cariocas. Atualmente, é diretor artístico e intérprete-criador da Cia d Fora, com a qual recebeu o Prêmio Funarte Artes na Rua 2011 para desenvolvimento do espetáculo de rua "Os Transtornos Passam, a Dança Fica". Fez parte da Cia de Dança Deborah Colker entre 1994 e 2005, pela qual voltou a se apresentar eventualmente, como bailarino convidado, entre 2006 e 2010. Jefferson fez parte também do grupo Intrépida Trupe e integrou comissões de frente e alegorias de escolas de samba do Carnaval carioca e do Festival de Parintins.

Mais sobre o Rio H2K

Para a edição 2013, o festival traz ainda duas novidades: serão realizados projetos sociais de dança e hip hop na comunidade do Caju e no Viaduto de Madureira para disseminar a cultura urbana e despertar o interesse de novas pessoas no movimento. O Rio H2K também fechou uma parceria com o maior evento de música do mundo, o Rock in Rio. Os diretores artístico e executivo do festival, Bruno Bastos e Miguel Colker, respectivamente, assinarão a curadoria do palco street dance do Rock in Rio, em setembro.

Como embaixadores do evento, o Rio H2K conta ainda com um time de peso: a renomada coreógrafa e diretora Deborah Colker; o diretor e criador da Bienal de Dança de Lyon, Guy Darmet; e o coreógrafo e dançarino Fly. Brunos Bastos assina a direção artística do festival, que tem Miguel Colker como seu diretor-executivo.

As atividades serão divididas em dois locais: no Armazém da Utopia, acontecem os workshops, painéis, bate-papos, festas e as batalhas. As master classes se concentram no Centro de Movimento Deborah Colker. Para os interessados em participar do evento, é possível comprar o passaporte para todo o festival ou ingresso para cada dia. Também serão vendidas entradas separadas para quem quiser conferir somente as batalhas. A programação completa, valores dos ingressos e outras informações do festival estão no site: http://www.rioh2k.com.br.

Agência Febre
Fonte Agência Febre 23/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Rio H2K 2013 traz dançarinos do ídolo pop Justin Bieber à cidade