Rio e Filadélfia em parceria sustentável

Fonte PUC - RJ 25/05/2013 às 10h

Rio e Filadélfia em parceria sustentável

Recuperação socioambiental é uma das metas do acordo.

A PUC-Rio firmou convênio com a Drexel University, com a finalidade de estabelecer uma troca de experiências para pesquisas ambientais desenvolvidas nas duas instituições. O reitor e a vice-reitora da universidade americana, localizada na Filadélfia, John Frey e Julie Mostov, se reuniram com o Vice-Reitor, padre Francisco Ivern Simó, S.J. para assinar o acordo. Os visitantes americanos também participaram de um workshop promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima) para conhecer projetos produzidos pela PUC na área ambiental.

A PUC foi aceita em um projeto de iniciativa conjunta sobre sustentabilidade urbana e passou a integrar o portfólio de estímulo à cooperação com universidades americanas da Environmental Protection Agency (EPA), órgão equivalente ao Ministério de Meio Ambiente.

Segundo o coordenador do Nima, professor Luiz Felipe Guanaes, a EPA indicou a PUC como parceira para o desenvolvimento de pesquisas em sustentabilidade urbana à Drexel University. O workshop, organizado pelo Nima, apresentou alguns grupos de pesquisa multidisciplinares ligados ao Núcleo que serão pontes operacionais da cooperação entre as duas universidades.

– Trabalharemos com dois projetos multidisciplinares: a recuperação socioambiental do vale da Gávea na PUC-Rio e a implantação de fazendas urbanas no entorno da universidade de Drexel – conta Guanaes.

A professora Rosa Marina de Brito Meyer, coordenadora da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI), contou que a ideia de fazer a parceria surgiu porque as duas instituições têm o mesmo perfil, com o número de alunos e projetos acadêmicos parecidos.

– Há três linhas de ação que poderão ser desenvolvidas através da parceria com Drexel University: intercâmbio de estudantes, colaboração acadêmica na área de ensino de engenharia, com o professor Luiz Carlos Scavarda, e cooperação com o Nima – observou a professora.

PUC - RJ
Fonte PUC - RJ 25/05/2013 ás 10h

Compartilhe

Rio e Filadélfia em parceria sustentável