Revendedores de Curitiba prestigiam palestra sobre Sustentabilidade

Fonte Comunicação ABIEPS 18/05/2013 às 21h

ABIEPS ministra workshop para revendedores de combustíveis da capital paranaense e afirma: sustentabilidade é investimento!

Pouco mais de 60 revendedores estiveram presentes na última quinta-feira (16) no auditório do Sindicombustíveis-PR (Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Paraná), para acompanhar o workshop Sustentabilidade no Posto Revendedor, ministrado pela Assessor da Diretoria da ABIEPS, Edgard Laborde.

O encontro com os revendedores ainda contou com participações do 2º Vice-Presidente do Sindicombustíveis-PR, Giuseppe Salamone, do Diretor de Relações do Trabalho, Paulo Fernando da Silva, do Presidente do Sindicombustíveis-SC, Roque André Colpani, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), representada pela Engª Myriam Scalon Nicolau e do Gerente da Regional Sul da Distribuidora Ipiranga, Romulo Marlon Grodzki.

Durante a palestra foram abordadas a contextualização sobre Sustentabilidade e como o mercado está se adequando à esse conceito. Afinal, Sustentabilidade é um custo ou investimento ao Posto Revendedor? “Implantando as ações sustentáveis, o retorno não só financeiro está consignado, mas também o fator social e ambiental se transformam em benefícios ao revendedor”, explicou Laborde.

A principal vantagem na aplicação das ações sustentáveis é a minimização do consumo de recursos naturais, como o menor consumo de água, energia e redução na produção de resíduos. Diversos exemplos implantados por empresas multinacionais foram apresentados: Nestle, Coca-Cola, Ambev, Walmart, Tim e Unilever são algumas delas. Todas diminuíram a utilização de recursos naturais nos seus produtos, ocasionando uma economia no custo final da produção.

Antes de começar a mostrar aos revendedores quais ações os Postos de Serviços podem implantar, Edgard Laborde ressaltou que a Sustentabilidade apenas se torna um negócio rentável, se o empreendimento atender todas as regulamentações e normas exigidas, e ser ambientalmente adequado. “O posto é potencialmente causador de danos ao meio ambiente, devido ao manuseio de produtos que podem causar danos naturais.”

Para que não haja degradação do meio ambiente, é necessário que o Posto Revendedor tenha equipamentos de proteção ambiental, devidamente certificados pelo Inmetro. “Tanques jaquetados, tubulações de parede dupla, câmaras de contenção de bomba e de tanques, caixa separadora, etc., todos esses equipamentos objetivam a conservação do meio ambiente”, ressaltou o assessor da ABIEPS.

Entre as ações sustentáveis que o Posto Revendedor pode implantar, o reuso de água chama atenção por obter até 80% de economia no custo da lavagem automotiva. O reaproveitamento de água da chuva também é outra ação sustentável que dá certo. A redução de energia através da utilização de lâmpadas com iluminação LED reduzem cerca de 70% da energia elétrica e tem uma vida útil 12 vezes maior de uma lâmpada normal.

Além das ações sustentáveis economicamente rentáveis, Laborde destacou que a sustentabilidade também gera benefícios sociais ao empreendimento. O posto pode se tornar um ponto de referência do entorno e trabalhar como um parceiro da sociedade. “Isso traz uma melhoria no relacionamento, estreitando e fidelizando os clientes.”

O workshop Sustentabilidade no Posto Revendedor foi promovido pela ABIEPS com apoio do Sindicombustíveis-PR. Ao final do evento, o sindicato ofereceu um jantar aos participantes. 

 

 

Sobre a ABIEPS

 

A Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços reúne e representa os fabricantes de equipamentos e prestadores de serviços de todo território nacional, que atuam diretamente junto ao mercado de distribuição de derivados de petróleo e energias renováveis. Constituída em 21 de Agosto de 2001, a entidade tem por objetivo interagir de forma contínua e representar o associado junto às instituições, empresariado, órgãos fiscalizadores, reguladores e governamentais, atuando de forma ética e transparente, além de promover ações contínuas no sentido de agregar e transferir maior conhecimento por intermédio de conferências, debates, painéis, congressos, feiras, eventos e treinamentos.

 

Comunicação ABIEPS
Fonte Comunicação ABIEPS 18/05/2013 ás 21h

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