Resultados do projeto CHUVA são discutidos no INPE

Fonte Ascom - INPE 24/05/2012 às 13h

Resultados do projeto CHUVA são discutidos no INPE

Após dois anos de atividades em diferentes regiões brasileiras, o projeto CHUVA promove o I Workshop Científico no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), nos dias 24 e 25 de maio. Serão apresentados os resultados das campanhas científicas, pesquisas e trabalhos realizados nos cinco grupos temáticos que compõem o projeto.

Financiado pela FAPESP e coordenado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, o projeto tem como finalidade compreender os diferentes regimes de chuva do país. Além das medidas, a grande infraestrutura de equipamentos, incluindo um radar de última geração para medidas de chuva, vem permitindo o monitoramento de chuvas em tempo quase real durante a realização dos experimentos.

As campanhas científicas já estiveram em Alcântara (MA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e São José dos Campos (SP). Neste último, entre novembro do ano passado e março deste ano, as medidas englobaram as regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte Paulista e Grande São Paulo, além do monitoramento de chuvas e de relâmpagos, cujos resultados serão apresentados no evento.

Para o workshop foram submetidos 59 artigos que apresentam e discutem os dados coletados durante as campanhas em áreas ainda pouco estudadas no país, como: modelagem numérica em alta resolução, microfísica das nuvens, eletricidade atmosférica, sistemas convectivos e previsão imediata (nowcasting). Na sexta-feira (25/5), os coordenadores do projeto vão discutir a preparação da próxima etapa do CHUVA - o CHUVA-SUL - que será em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O experimento iniciará entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

A programação do evento está na página:
http://chuvaproject.cptec.inpe.br/chuvainscricao/workshop/br/curso.html#/programacao.html
Ascom - INPE
Fonte Ascom - INPE 24/05/2012 ás 13h

Compartilhe

Resultados do projeto CHUVA são discutidos no INPE