Reserva no Amazonas terá Casa Familiar Rural

Fonte Comunicação ICMBio 21/04/2013 às 11h

Outras Notícias

fotoprofBrasília  – Acaba de ser realizado, no dia 18, o seminário sobre pedagogia da alternância e a experiência das casas familiares rurais. O evento faz parte de estratégia definida no “I Encontro de Jovens da Reserva Extrativista Rio Ituxi”, com base em demanda dos moradores das Resex Rio Ituxi e Médio Purus, unidades de conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Amazonas.

Um dos objetivos do seminário foi discutir a educação com qualidade e adaptação à realidade dos moradores das unidades de conservação. Ao final, foi aprovada, entre outras propostas, a criação de uma comissão composta por representantes de diferentes instituições para montar uma agenda de implementação da Casa Familiar Rural na Reserva Extrativista do Ituxi.

Conduzido pela professora Graça Passos, presidente da Associação das Casas Familiares Rurais do Amazonas, o evento contou com a participação de representantes do ICMBio, Prefeitura de Lábrea, Secretaria Municipal de Educação, Associação dos Produtores Agroextrativistas da Assembleia de Deus do Rio Ituxi (Apadrit), Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Médio Purus (Atam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), entre outros.

Segundo Francisco Monteiro Duarte, presidente da Apadrit, a proposta é importante porque estimula a permanência dos jovens na floresta com acesso a uma educação contextualizada. Além disso, o presidente da associação, espera que com a qualificação que está sendo discutida, os moradores da região consigam superar o problema da falta de apoio técnico para o desenvolvimento das suas atividades produtivas.

Frank Gadelha, gerente do Idam, considera que a criação da escola pode garantir que o acesso a assistência técnica seja estendido a um número maior de comunidades. Fabio Teixeira Lima, professor do Instituto, vê a proposta como mais uma oportunidade de ter organizações governamentais e não-governamentais trabalhando em prol da melhoria da qualidade de vida das famílias das unidades de conservação.

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 21/04/2013 ás 11h

Compartilhe

Reserva no Amazonas terá Casa Familiar Rural