Representante da Capes participa de reuniões no IODP para discutir planejamento do programa

Fonte Coordenação de Comunicação Social da Capes 20/03/2013 às 18h

Nesta semana, o coordenador-geral de Programas Estratégicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Manoel Santana Cardoso, participa de uma série de reuniões do Integrated Ocean Drilling Program (IODP), em Washington. O objetivo é discutir o planejamento do programa para os próximos dez anos.

Nas reuniões estão presentes representantes do Japão, França, Reino Unido, China e Austrália, além dos cientistas da National Science Foundation (NSF). Nos encontros estão sendo definidas a composição das próximas expedições e as áreas de interesse, além de aspectos como financiamento, tamanho da representação dos países e gestão do programa em cada país membro.

Capes/IODP
Em agosto de 2012, foi lançado o programa IODP – Capes/Brazil, que promove a adesão do Brasil ao IODP. O IODP é um programa internacional de pesquisa marinha que utiliza equipamentos de perfuração pesado montado a bordo de navios para monitorar e retirar amostras do ambiente submarinho. É também o programa internacional científico mais antigo dedicado a explorar a história e a estrutura da Terra, tendo início em 1958. O Brasil se juntou a outros 28 países que já fazem parte do consórcio internacional.

Para possibilitar que os bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras desfrutem das facilidades científicas do IODP, o Brasil se junta ao programa como membro pleno e terá efetiva participação para treinar pessoas. A Capes é sede do escritório brasileiro do programa.

Coordenação de Comunicação Social da Capes
Fonte Coordenação de Comunicação Social da Capes 20/03/2013 ás 18h

Compartilhe

Representante da Capes participa de reuniões no IODP para discutir planejamento do programa