Renan elogia medidas para conter crise e sugere reforma tributária

Fonte Agência Senado 25/05/2012 às 14h

As medidas adotadas pelo governo brasileiro para evitar que a crise econômica internacional chegue ao país foram elogiadas pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele defendeu, no entanto, em discurso no Plenário, a realização de reformas estruturais, como a tributária. Para o senador, é preciso reduzir custos e tornar o setor produtivo mais eficiente para que o mercado mundial não tenha medo de investir no Brasil.

- Essas medidas recentes são pontuais. Elas, entretanto, por serem conjunturais, não substituem as grandes reformas estruturais que o Brasil precisa empreender - disse Renan Calheiros.

O senador observou que o mercado interno “salvou” o Brasil em 2008 e, da mesma forma, deverá preservar a economia brasileira na atual crise, que afeta, especialmente, os países europeus. O governo, em sua opinião, trabalha com responsabilidade e transparência para manter o nível de atividade econômica interna. Assim, lembrou ele, houve a redução dos juros, a reformulação da poupança, e as recentes desonerações tributárias para o setor automobilístico.

- Não tenho dúvidas de que estamos em um caminho seguro ao estimular o mercado interno, como foi feito na crise do biênio 2008 e 2009 - afirmou.

O senador também defendeu o aumento nos investimentos públicos para ampliar a infraestrutura e melhorar a competitividade do país.

Dívidas dos agricultores

Em seu pronunciamento, Renan Calheiros também pediu a renegociação das dívidas dos pequenos agricultores do Nordeste, seja qual for a fonte de empréstimo utilizada. O senador informou que são 640 mil contratos em cobrança apenas no Banco do Nordeste, 140 mil dos quais em cobrança judicial.

Os líderes nordestinos, segundo Renan Calheiros, conseguiram ampliar em um ano o prazo para que os agricultores renegociem suas dívidas. Porém, com a seca e o alto nível de inadimplência, destacou, faz-se necessária a renegociação de todas as dívidas.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 25/05/2012 ás 14h

Compartilhe

Renan elogia medidas para conter crise e sugere reforma tributária