Relator da ONU recebe camiseta, prato e colher de campanha

Fonte Ascom Consea Planalto. 19/11/2009 às 0h
O relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito humano à alimentação, Olivier de Schutter, recebeu na manhã desta terça-feira (13), em Brasília, camiseta, prato e colher - materiais de divulgação da campanha "Alimentação, direito de todos".

Esses símbolos da campanha foram entregues pelo presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato S. Maluf. "Este é um gesto simbólico, que representa a nossa campanha, e também é a celebração da Semana Mundial da Alimentação e do Dia Mundial da Alimentação", disse o presidente do Consea.

O relator da ONU e o  presidente do Consea participam em Brasília do Seminário "Exigibilidade do Direito Humano à Alimentação Adequada e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional", evento que reúne autoridades nacionais e internacionais sobre o tema, bem como entidades da sociedade civil.

A mesa de abertura do evento teve a participação do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à  Fome (MDS), Patrus Ananias; da diretora da Unidade de Direito Humano à Alimentação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, Barbara Ekwall; do representante da FAO no Brasil, José Tubino, do secretário adjunto da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Rogério Sottili; e do deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI), que preside a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na parte da manhã houve o painel "A realização do direito humano à alimentação adequada hoje", sob a coordenação da secretária executiva do MDS, Arlete Sampaio, com os painelistas Olivier de Schutter, que abordou o cenário internacional; Eneias Rosa (FIAN), cenário regional; e Crispim Moreira (MDS), que abordou o cenário nacional.

O presidente do Consea fez uma exposição sobre os principais avanços e desafios quanto à realização do direito humano à alimentação, sob a perspectiva da sociedade civil.  

Ascom Consea Planalto.
Fonte Ascom Consea Planalto. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Relator da ONU recebe camiseta, prato e colher de campanha