Reitores de universidades e institutos federais tomam posse

Fonte Ministério da Educação 23/08/2014 às 20h
O ministro da Educação, Henrique Paim, empossou reitores de institutos federais de ciência e tecnologia e universidades federais do estados da Bahia, Paraíba e das regiões do triângulo mineiro e sul de Minas Gerais.

Entre os empossados estão: os reitores das universidades federais da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, e do Triângulo Mineiro, Ana Lúcia de Assis Simões; além dos reitores dos institutos federais de ciência e tecnologia da Bahia, Renato de Anunciação Filho; do Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli, e da Paraíba, Cícero Ninácio Lopes.

Durante as cerimônias, o ministro destacou a importância da formação profissional e tecnológica para o aumento da competitividade da economia. Lembrou também que o aumento da produtividade está ligado à capacitação dos trabalhadores. “Os institutos são os principais instrumentos para cumprir essa tarefa, que hoje é indispensável para o País.”

As cerimônias aconteceram última quinta-feira (21), na Sala de Atos do Ministério da Educação, em Brasília. Participaram também os secretários de Educação Superior, Paulo Speller, e de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade de Barros.

Conheça abaixo um pequeno resumo do histórico profissional de cada reitor empossado:

Reitor João Carlos Salles Pires da Silva, da Universidade Federal da Bahia
Formado pela Universidade Federal da Bahia em licenciatura em filosofia, com mestrado em ciências sociais pela mesma instituição e doutorado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia desde 2013, atualmente é professor associado 4 do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia.

Reitora Ana Lúcia de Assis Simões, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Graduada em enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Passos (Universidade de Minas Gerais), mestre em enfermagem fundamental e doutora em enfermagem, ambos os títulos pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente estava na classe de professor associado 3 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Reitor Renato da Anunciação Filho, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia
Graduado em licenciatura plena em eletricidade pela Universidade do Estado da Bahia, com mestrado em pedagogia profissional pelo Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica Y Profesional Hecto Alfredo Pineda Zaldívar, de Cuba. Atualmente, atuava como pró-reitor de administração e planejamento do Instituto Federal da Bahia.

Reitor Cícero do Nascimento Lopes, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba
Licenciado em Letras, mestre e doutor em literatura brasileira pela Universidade Federal da Paraíba. Desde 2006 ocupava o cargo de diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Campina Grande.

Reitor Marcelo Bregagnoli, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas
Técnico em agropecuária, com licenciatura em ciências agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É mestre em fitotecnia pela mesma instituição e doutor em agronomia pela ESALQ/USP. Em sua carreira docente, atuou nos cursos de técnico em agropecuária e técnico em agroindústria.


Ministério da Educação
Fonte Ministério da Educação 23/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Reitores de universidades e institutos federais tomam posse